O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública

Autores

  • Magnus Luiz Emmendoerfer UFMG
  • Alessandro Campos Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Gabriel Gama Netto Universidade Federal de Viçosa.
  • Marcílio Gomes da Silva Universidade Federal de Viçosa.
  • Ramon Ramos Paula Universidade Federal de Viçosa.

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.1.%25p

Resumo

Este artigo analisa a importância do ensino da Teoria Geral da Administração (TGA), que busca repassar conhecimento e explicação sobre as organizações e os processos administrativos, bem como preparar os profissionais para lidar com as exigências gerenciais nas organizações. Assim, este artigo tem o objetivo de expor um processo de ensino aprendizagem, na disciplina de TGA, para graduandos de cursos de áreas não administrativas, fazendo uso de atividades avaliatórias interativas, sob a égide da “teoria versus prática” tais como construção e seminário do Relatório de Diagnóstico Organizacional e entrega de um texto técniccientífico. O espaço de pesquisa e aprendizagem teve como cenário organizações locais na região de Viçosa – (MG) - Brasil. Para tanto, fez-se uso de métodos como o estudo de caso e a pesquisa-ação. A contribuição principal deste artigo está na exposição da experiência vivenciada por alunos da disciplina, na elaboração das atividades avaliatiárias, bem como seu grau de percepção acerca da contribuição da TGA para a formação profissional, destacando a empresa júnior como um espaço de prendizagem e interação com o teórico ensino em sala de aula, mediante explanação discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magnus Luiz Emmendoerfer, UFMG

Doutorando em Ciências Humanas/UFMG. Administrador e Mestre em Administração/UFSC. Professor do Departamento de Administração, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

Alessandro Campos Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Estudante do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios,

Gabriel Gama Netto, Universidade Federal de Viçosa.

Estudante do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios

Marcílio Gomes da Silva, Universidade Federal de Viçosa.

Estudante do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios

Ramon Ramos Paula, Universidade Federal de Viçosa.

Estudante do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios,

Downloads

Como Citar

EMMENDOERFER, M. L.; PEREIRA, A. C.; NETTO, G. G.; SILVA, M. G. da; PAULA, R. R. O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.14.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/254. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos