Índice de Disposição para Tecnologia: Uma Análise do Consumo de Produtos e Serviços Inovadores
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.1.%25pResumo
Com o advento da tecnologia de ponta, as relações consumidor empresa adquiriram formas diferentes. Em se tratando de produtos inovadores, que possuem ciclo de vida mais curto que os demais, estão ainda por estudar muitos aspectos do comportamento consumo. Neste sentido, o estudo de mercados de produtos de alta tecnologia desperta a atenção e o interesse, não somente de pesquisadores, mas também de empresas e governos. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo mensurar o índice de disposição para tecnologia, no contexto do Estado de Alagoas. O estudo baseou-se na escala Índice de Prontidão para Tecnologia (Technology Readiness Index - TRI) de Parasuraman (2000). Inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica do tema pesquisado. Em um segundo momento, promoveu-se à validação do instrumento por meio de um estudopiloto. Posteriormente, foi realizada pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, a partir de uma amostra não probabilística, com procedimentos de coleta e análise estruturados. A população da pesquisa foi estimada em 903.463 habitantes de Maceió. A amostra foi composta de 326 respondentes, com margem de erro de 5,4% e nível de confiança de 95%. A análise dos dados foi feita com auxílio do software SPSS, através de procedimentos descritivos e analíticos. O trabalho permitiu uma visão sobre as médias mais altas da TRI, alocadas nas dimensões Otimismo e Insegurança. Além disso, percebeu-se que as pessoas que lidam com tecnologia, no trabalho, apresentaram uma TRI significativamente maior que as demais. Também foi observado que família, utilizando tecnologia em casa pode afetar significativamente a TRI dos respondentes. Como contribuição à academia, a pesquisa descreveu processo de revisão e aplicação prática em relação ao fenômeno dos produtos de alta tecnologia e sua ligação com o processo de adoção.Downloads
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