Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas

Autores

  • Marcelle Colares Oliveira Universidade de Fortaleza
  • Antônio Lopo Martinez Universidade de Fortaleza
  • Lorena Andrade Pinho Universidade de Fortaleza
  • Tânia Ferreira Jesus

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.9.1.%25p

Resumo

As organizações na busca de oportunidades de negócios, têm procurado criar um diferencial que melhore sua imagem e contribua para o benefício da sociedade. A Responsabilidade Social Corporativa vem cada vez mais sendo discutida e acredita-se que as empresas que adotam seus conceitos e práticas têm tido vantagens em relação às outras no mercado nacional e internacional. Neste trabalho, procurou-se responder aos seguintes questionamentos: Quais as vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais, quando adotam os conceitos e as práticas de Responsabilidade Social Corporativa? Quais empresas baianas adotam as práticas de responsabilidade social e, dentre elas, quais estão inseridas no mercado internacional? O trabalho trata-se de um estudo exploratório, em que se realizou pesquisa bibliográfica e documental, para trazer uma melhor compreensão sobre o assunto. Concluiu-se que as empresas baianas que se utilizam dessas práticas, estão melhor posicionadas no mercado competitivo e têm vantagens na realização dos negócios internacionais.

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Biografia do Autor

Marcelle Colares Oliveira, Universidade de Fortaleza

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP; Presidente da Comissão Técnica do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, desde 2001 Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, desde 2002. Membro da Comissão de Avaliação dos trabalhos do Congresso USP de Contabilidade (2001/2002/2003/2004)

Antônio Lopo Martinez, Universidade de Fortaleza

Fundação Visconde de Cairu

Lorena Andrade Pinho, Universidade de Fortaleza

Fundação Visconde de Cairu

Tânia Ferreira Jesus

Fundação Visconde de Cairu

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Como Citar

OLIVEIRA, M. C.; MARTINEZ, A. L.; PINHO, L. A.; JESUS, T. F. Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.9.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/204. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos