O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista

Autores

  • Luiz Augusto Hayne Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.9.1.%25p

Resumo

O presente trabalho tem, como objetivo, uma análise eflexiva da inovação tecnológica como indutora do desenvolvimento social e econômico, propondo um modelo teórico que epresente a prática das modernas economias. As razões que sustentam o estudo baseiam-se na afirmação de que a tecnologia, por servir aos interesses do sistema dominante, é fundamental, no contexto, pois permitiu ao progresso econômico (quantitativo) uma relevância sobre o progresso social (qualitativo). Além disso, a variável tecnológica passou de um meio de se alcançar o progresso social, para um fim em si mesma, provocando um movimento mundial em torno da necessidade da capacitação tecnológica, em nome do desenvolvimento. Os resultados apontaram para o esgotamento do modelo representativo proposto e que foi amplamente explorado até finais do século XX, devido ao aparecimento de um círculo vicioso entre os progressos tecnológico e econômico, para garantia das taxas de crescimento necessárias à manutenção da dominação capitalista. As conseqüências da sua adoção e as causas do seu esgotamento (do modelo) são marcadas pela degradação do meio ambiente tiveram repercussões em nível global e fizeram emergir a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento, sustentável e eqüitativo, nas últimas décadas do último século. A metodologia adotada foi uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema “tecnologia e desenvolvimento” para fundamentação do modelo teórico e um estudo econométrico para sustentação empírica dos resultados. As conclusões empíricas confirmaram a tese central do estudo, vinculada ao aparecimento do círculo vicioso que determinou o esgotamento do modelo capitalista proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Augusto Hayne, Universidade de Fortaleza

Analista em C&T do CNPq, mestre em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável/UnB e professor universitário de várias disciplinas de economia. Artigo apresentado no XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, realizado pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo, em Salvador-BA, de 8 a 11 de novembro de 2002.

Downloads

Como Citar

HAYNE, L. A. O progresso tecnológico e seus efeitos sobre a dinâmica do modelo de produção capitalista. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.9.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/197. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos