Análise correlacional e modelo de regressão: um estudo de caso aplicado a uma entidade privada de ensino superior

Autores

  • Maria das Graças de Oliveira Carlos
  • Heber José de Moura

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.8.2.%25p

Resumo

O presente trabalho analisa o grau de correlação entre os investimentos em propaganda e o percentual de vagas ocupadas em relação às vagas ofertadas por uma instituição acadêmica de Fortaleza. Para tanto, foi feita uma pesquisa descritiva a partir de dados disponibilizados pela entidade, abrangendo o seu período de existência, desde a implantação. A abordagem contemplou a elaboração de uma análise correlacional e a criação de um modelo de regressão linear, visando explicar a relação entre as variáveis estudadas.Através da pesquisa foi possível identificar uma correlação significativa, estabelecer uma relação estatística entre as variáveis, e ainda, demonstrar que o índice percentual de vagas ocupadas é função dos investimentos em propaganda. Foi possível determinar uma equação linear e projetar os percentuais de ocupação de vagas, a partir de determinado montante de investimento.O resultado sinaliza, ainda, que a ocupação das vagas ofertadas tem outros fatores explicativos, que devem ser buscados visando à manutenção de alunos na instituição. Palavras-chave: análise correlacional, modelo de regressão, regressão linear.

Biografia do Autor

Maria das Graças de Oliveira Carlos

Mestranda em Administração – UNIFOR

Heber José de Moura

Doutor/FGV-SP/1995

Publicado

17.11.2010

Como Citar

CARLOS, M. das G. de O.; JOSÉ DE MOURA, H. Análise correlacional e modelo de regressão: um estudo de caso aplicado a uma entidade privada de ensino superior. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.8.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1899. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos