Análise correlacional e modelo de regressão: um estudo de caso aplicado a uma entidade privada de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.8.2.%25pResumen
O presente trabalho analisa o grau de correlação entre os investimentos em propaganda e o percentual de vagas ocupadas em relação às vagas ofertadas por uma instituição acadêmica de Fortaleza. Para tanto, foi feita uma pesquisa descritiva a partir de dados disponibilizados pela entidade, abrangendo o seu período de existência, desde a implantação. A abordagem contemplou a elaboração de uma análise correlacional e a criação de um modelo de regressão linear, visando explicar a relação entre as variáveis estudadas.Através da pesquisa foi possível identificar uma correlação significativa, estabelecer uma relação estatística entre as variáveis, e ainda, demonstrar que o índice percentual de vagas ocupadas é função dos investimentos em propaganda. Foi possível determinar uma equação linear e projetar os percentuais de ocupação de vagas, a partir de determinado montante de investimento.O resultado sinaliza, ainda, que a ocupação das vagas ofertadas tem outros fatores explicativos, que devem ser buscados visando à manutenção de alunos na instituição. Palavras-chave: análise correlacional, modelo de regressão, regressão linear.Descargas
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