Sensemaking e Sensegiving na Formação da Estratégia Considerando as Práticas de Open Strategizing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14678

Palavras-chave:

criação de sentido; formação da estratégia; open strategizing; estratégia como prática, estudo de caso.

Resumo

Ao buscar entender a estratégia com a lente da prática, procuramos elucidar a necessidade de se criar e dar sentidos, ou seja, praticar o sensemaking e sensegiving no processo de formação da estratégia. O objetivo deste estudo foi compreender como ocorre o sensemaking e o sensegiving no processo de formação da estratégia considerando as práticas de open strategizing. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, por meio do estudo de caso, em uma organização em processo de estruturação de uma escola de negócios. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações direta. Para a análise dos dados foi realizada análise da narrativa e análise de padrões de comportamentos, após a definição dos elementos constitutivos e operacionais de estudo. Os principais resultados apontaram que dentre as estratégias deliberadas, emergentes e integradoras, esta última ocorre de forma mais acentuada, juntamente com a construção de narrativas e criação de sentido. Quando os gestores criam e constroem sentido, influenciam e dão significado para a estratégia, incluem e promovem a participação de pessoas, compartilhando e comunicando com transparência o processo estratégico, a estratégia parece produzir resultados mais consistentes aos objetivos da empresa. Como contribuição teórica temos o avanço e a evolução do conhecimento na área da estratégia, sobretudo no que tange a criação de sentido e a abertura da estratégia. Como contribuição prática apresentamos a importância de gestores (alta e média administração) envolverem diferentes atores (stakeholders), explicitando a importância de se criar e atribuir sentidos às práticas estratégicas.

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Biografia do Autor

Alan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduado/MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-graduado/especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), técnico em Transações Imobiliárias pelo Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP). Integrante do Grupo de Pesquisa Strategizing: Social Practices and Processes - DGP-CNPq. Tem experiência docente e administrativa em grandes empresas públicas e privadas na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Processos, Teorias Organizacionais, Gestão Comercial, Negociação, Contratos, Relacionamento, Consultoria e Operações Imobiliárias. É autor de artigos científicos e capítulos de livros nas áreas de estratégia, qualidade, gestão, planejamento, projetos e lean office. Atualmente é Consultor de Negócios na ACR Negócios, Administrador e Corretor de Imóveis no Residencial Rodrigues, Consultor em Gestão e Professor de Administração na Faculdade SENAC Palhoça, Professor Orientador na POLI USP PRO e Diretor Assessor de Planejamento da Associação Empresarial de Garopaba.

Maria Luciana Trigos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduação em Gastronomia pela Associação de Ensino de Santa Catarina (2010), graduação em Administração pela Associação de Ensino de Santa Catarina (2012). Especialização em Direito Público com ênfase em Gestão Pública pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus e Especialização em Gestão Estratégica em TI pela Faculdade Estácio de Sá. Mestranda no PPGADM da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do Núcleo de Pesquisa Strategizing: Social Practices & Processes - DGP/CNPq. Atualmente é técnico administrativo no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Pós-doutorado na Universidad Pablo de Olavide (España); Doutorado em Administração pela Universitat de València (Espanha, 2008), título homologado pela FEA/USP (2009); Mestrado em Organización y Dirección de Empresas pela Universidad Del Museo Social Argentino - UMSA (Buenos Aires), Título homologado pela UFSM (1998), Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1990). Consultora AdHoc da CAPES. Professora do Departamento de Ciências da Administração da UFSC na Graduação e Pós-Graduação (PPGAdm); Líder do Núcleo de Pesquisa: Estratégia, Gestão e Sustentabilidade, e do Grupo de Pesquisa Strategizing: Social Practices Processes - DGP/CNPq. Experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Organizacionais, atuando nos temas: Estratégia como Processo e Prática (Strategizing, Strategy as Social Practices Processes, Middle Manager, Open Strategizing, Sociomaterialidade, Práticas de Sustentabilidade), Processo de Tomada de Decisão Estratégica (Decision-making Process). Líder de Tema dos Eventos da ANPAD, Área ESO - Estratégia nas Organizações, desde 2019; em 2022, Líder do Tema 5 - Strategizing: o fazer estratégia nas perspectivas da prática social e de processos. Avaliadora de Congressos e Periódicos nacionais e internacionais, Editora Chefe da Revista de Ciências da Administração; Editora Adhoc da RAE e ARLA.

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Publicado

01.11.2024

Como Citar

RODRIGUES, A.; TRIGOS, M. L.; LAVARDA, R. A. B. Sensemaking e Sensegiving na Formação da Estratégia Considerando as Práticas de Open Strategizing. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 30, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5020/2318-0722.2024.30.e14678. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/14678. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos