Identidade Profissional e Tendências da Função Gerencial pela Perspectiva de Gerentes Intermediários
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2024.30.e14479Palavras-chave:
identidade, inovação gerencial, sentimento percebidoResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a construção da identidade profissional e suas tendências face a inovação gerencial a partir do sentimento percebido de gerentes intermediários. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo entrevistados 40 gerentes de diferentes setores, em Belo Horizonte/MG. Para apoiar a análise indutiva do conteúdo das entrevistas utilizou-se redes semânticas associadas aos constructos relativos à identidade gerencial e inovação gerencial privilegiando os conteúdos dos relatos do grupo pesquisado. Os resultados mostram que a identidade dos gerentes é construída e reconstruída por meio de processo constante, sem evidências de regras definidas. A inovação gerencial está relacionada com a mudança na forma como os gerentes fazem o que fazem ou alteram suas práticas tradicionais de gerenciamento. O sentimento percebido pelos entrevistados exprime que a função gerencial está passando por mudanças significativas e, essas mudanças, apontam que a forma de gerenciamento tradicional, praticada até então e retratada nas teorias, ceda espaço para uma forma de gerência consultiva, situacional ou comportamental
Downloads
Referências
Abib, G. (2020, July 1-9). Developing a Frugal Innovation Mindset. [Conference presentation abstract]. Twelve Global Innovatinosm Competitive, Academy of International Business 2020, Miami, Florida, United States.
Ashforth, B. E., Joshi, M., Anand, V., & O' Leary-Kelly, A. M. (2013). Extending the expanded model of organizational identification to occupations. Journal of Applied Social Psychology, 43(120), 2426-2448. https://doi.org/10.1111/jasp.12190
Audy, J. (2017). A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos avançados, 31(90), 75-87. https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190005
Baldin, N., & Munhoz, E. M. B. (2011). Snowball (bola de neve): Uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. In L. J Melz (Coord.). Congresso Nacional de Educação – Educere. Universidade do Estado do Mato Grosso. http://www2.unemat.br/laerciomelz/bola_de_neve.html
Baptista, I., Rodrigues, L. C., & Costa, P. R. (2019). Inovação organizacional como alternativa para a eficiência na prestação de serviços jurisdicionais. Revista Gestão & Tecnologia, 19(4), 244-266. http://revistagt.fpl.emnuvens.com.br/get/article/view/1365/1096
Birkinshaw, J., Hamel, G., & Mol, M. J. (2008). Management Innovation. Academy of management Review, 33(4), 825-845. https://doi.org.10.5465/AMR.2008.34421969
Brizolla, M. M. B., Petry, J. F., Uchôa, A. G. F., & Ferreira, H. L. B. (2020). Uma revisão sobre a pesquisa qualitativa em ciências sociais aplicadas. UFAM Business Review Ufambr, 2(3), 103-130. https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i3.8087
Castells, M. (1999). O poder da identidade. Paz e Terra.
Ciampa, A. C. (1987). A estória do Severino e a história da Severina: Um ensaio de Psicologia Social. Brasiliense.
Damanpour, F. (2017). Organizational Innovation. Oxford University Press.
Damanpour, F. & Aravind, D. (2008). Managerial Innovation: Conceptions, Processes, and Antecedents. Management and Organization Review, 8(2), 423-454. https://doi.org/10.1111/j.1740-8784.2011.00233.x
Dias, E. W. (2021). O inédito viável na gestão de pessoas: Reflexões e filosofia prática sobre liderança. D' Livros.
Dias, T., & Derrosso, G. S. (2018). A formação da identidade profissional dos bacharéis em administração na cidade de Foz do Iguaçu /PR. Pensamento & Realidade, 33(3), 68-89.
https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i3p68-89
Dubar, C. A. (2005). Socialização: Construção das identidades sociais e profissionais. Martins Fontes.
Fayol, H. J. (1964). Administração Industrial e Geral. Atlas.
Fusch, P. I., & Ness, L. R. (2015). Are We There Yet? Data Saturation in Qualitative Research. The Qualitative Report, 20(9), 1408-1416. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2015.2281
Gouveia, D. S. M., & Silva, A. M. T. B. (2015). A formação educacional na EJA: Dilemas e representações sociais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(3), 749-767. https://doi.org/10.1590/1983-21172015170310
Gray, D. (2012). Pesquisa no mundo real. Penso.
Hill, L. A (1993). Novos gerentes: Assumindo uma nova identidade. Makron Books.
Lopes, D. P. T. (2017). Inovação gerencial na perspectiva da gestão de recursos humanos [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufmg.br/bitstream
/1843/BUOS-ASBGDW/1/tese_daniel___vfinal__1_.pdf
Melo, M. C. de O. L., Faria, V. S. P de., & Lopes, A. L. M. (2021). Vivências gerenciais sob olhares de mulheres Millennials. Revista de Administração Unimep, 19(1), 162-184.
Miranda, A. R. A., Cappelle, M. C. A., Mafra, F. L. A., & Moreira, L. B. (2015). Work, socialization and identity: A study with manager professors at a public university. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 20(2), 353-375. https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200005
Mokhber, M., Khairuzzaman, W., & Vakilbashi, A. (2018). Leadership and innovation: The moderator role of organization support for innovative behaviors. Journal of Management & Organization, 24(1), 108-128. https://doi.org/10.1017/jmo.2017.26
Opazo-Valenzuela, P. A., & Jarpa-Arriagada, C. G. (2018). Professional Identity: Social representations of Chilean social workers in times of the dictatorship. Revista Katálysis, 21(1) 168. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p168
Pettigrew, A. M., & Massini, S. (2003). Innovative forms of organizing: Trends in Europe, Japan and the USA in the 1990s. Sage Publications.
Pinho, A. P. M, Silva, M. R. R., & Evangelista, N. R. (2020). Cognições Gerenciais sobre Práticas Gerenciais Inovadoras e Gestão de Pessoas. Revista de Psicologia, 11(1), 49-58. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.11.1.2020.5
Pinho, A. P. M., Silva, M. R. R., Souza, M. F. de P. R., & Lazaro, J. C. (2021). Inovações Gerenciais em Evidência: Uma Análise baseada na Percepção de Gestores. Revista Ciências Administrativas, 27(1), 1-15. https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.1.10458
Ribeiro, T. L., Oliveira, M. A. F., Martins, Á. K. L., Vilela, A. B. A., Martins Filho, I. E., Franklin, T. A., Santana, M. L. D.A., & Lopes, C. R. (2017). Representational comparisons of health education for alcoholics: A study of anconetworks. International Archives of Medicine, 10(66), 1-8. https://doi.org/10.3823/2336
Roseli, M., & Sandra, L. (2019). Secretária: Rotina gerencial, habilidades comportamentais e plano de carreira. Editora Senac São Paulo.
Rossi, F., & Hunger, D. (2020). Identidade docente e formação continuada: Um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 101(258), 313-336. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4409
Schein, E. H. (2009). Cultura organizacional e liderança. Editora Atlas.
Silva, M. R. R., & Kumasaka, J. M. V. C. (2021). Perspectivas da inovação gerencial no contexto brasileiro: Uma revisão da literatura. Desafio Online, 9(2), 354-381. https://doi.org/10.55028/don.v9i2.9106
Suertegaray, D. M. (2005). Notas Sobre Epistemologia em Geografia. Editora da UFSC.
Vargas, S. M. L., Gonçalo, C. R., Ribeirete, F., & Souza, Y. S. (2017). Práticas organizacionais requeridas para inovação: Um estudo em empresa de tecnologia da informação. Revista Gestão da Produção, 24(2), 221-235. https://doi.org/10.1590/0104-530X2161-16
Volberda, H. W., Van Den Bosch, F. A., & Heij, C. V. (2013). Management innovation: Management as fertile ground for innovation. European Management Review, 10(1), 1- 15. https://doi.org/10.1111/emre.12007
Vozniak, L., Mesquita, I., & Batista, P. F. (2016). A Identidade Profissional em análise: Um estudo de revisão sistemática da literatura. Educação, Revista do Centro de Educação, 41(2), 281-296. http://dx.doi.org/10.5902/1984644417131
Wolniewicz, E. B. B., Silva, M., & Otani, N. (2021). A construção da identidade profissional do técnico-administrativo em educação: Uma pesquisa narrativa como possibilidade de investigação. Revista Labor, 2(25), 81-105. https://doi.org/10.29148/labor.v2i25.70846
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ciências Administrativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores