A Relação entre Mídias Sociais e Lealdade de Alunos às Instituições de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e12261

Palavras-chave:

mídias sociais , instituições de ensino superior , lealdade

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre mídias sociais, confiança, satisfação e lealdade de alunos de IES. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line, que obteve uma amostra de 239 alunos. A análise do modelo proposto se deu com o uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). A presente pesquisa contribuiu com a literatura científica sobre as mídias sociais no âmbito educacional ao criar e testar um modelo capaz de identificar a relação entre as mídias sociais, confiança, satisfação e lealdade de alunos de IES. O que propicia uma melhor compreensão das contribuições das mídias sociais para as instituições. Os resultados apontam que a confiança e a satisfação dos alunos às IES influenciam sua lealdade. Apontam ainda que o uso das mídias sociais pelos alunos e a comunicação gerada por outros alunos nas mídias sociais influenciam a confiança nas IES, enquanto a comunicação gerada pelas IES nas mídias sociais influencia a confiança e a satisfação. Por fim, os resultados revelam que as mídias sociais representam uma ferramenta estratégica relevante para as IES, pois permitem que construam e gerenciem melhor o seu relacionamento com o público-alvo, gerando confiança, satisfação e lealdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonilde da Conceição Silva, FUCAPE Business School

Ma. em Administração pela Fucape Business School, Pedagoga pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano – Maranhão (IESF).

Leonardo da Conceição Silva, FUCAPE Business School

Me. em Contabilidade e Administração pela Fucape Business School.

Leonice da Conceição Silva, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Graduanda em Administração pelo Instituto Federal do Maranhão - Campus Buriticupu (IFMA).

Referências

AGNIHOTRI, Raj; DINGUS, Rebecca; HU, Michael Y; KRUSH, Michael T. Social Media: Influencing customer satisfaction in B2B sales. Industrial Marketing Management, v. 53, p. 172-180, 2016.

ALVES, Helena M. B. Uma abordagem de marketing à satisfação do aluno no ensino universitário público: índice, antecedentes e conseqüências. 2003, 286f. Tese de Doutorado (Doutorado em Gestão)–Departamento de Gestão e Economia, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 2003.

ALVES, Helena; RAPOSO, Mário. Conceptual model of student satisfaction in higher education. Total Quality Management, v. 18, n. 5, p. 571-588, 2007.

ARNETT, Dennis B.; GERMAN, Steve D.; HUNT, Shelby D. The identity salience model of relationship marketing success: The case of nonprofit marketing. Journal of marketing, v. 67, n. 2, p. 89-105, 2003.

BALAKRISHNAN, Bamini KPD; DAHNIL, Mohd Irwan; YI, Wong Jiunn. The impact of social media marketing medium toward purchase intention and brand loyalty among generation Y. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 148, p. 177-185, 2014.

BASSO, Kenny; SCHWAB, Elaine Aparecida; ISBERT, Licione Torres Marques; SLONGO, Luiz Antonio. Relações de interdependência entre confiança, comprometimento, qualidade percebida e lealdade em estudantes do ensino superior. Revista Economia & Gestão, v. 15, n. 41, p. 5-32, 2015.

Downloads

Publicado

31.07.2023

Como Citar

SILVA, L. da C.; SILVA, L. da C.; SILVA, L. da C. A Relação entre Mídias Sociais e Lealdade de Alunos às Instituições de Ensino Superior. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 29, 2023. DOI: 10.5020/2318-0722.2023.29.e12261. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12261. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos