A Relação entre Mídias Sociais e Lealdade de Alunos às Instituições de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e12261

Palavras-chave:

mídias sociais , instituições de ensino superior , lealdade

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre mídias sociais, confiança, satisfação e lealdade de alunos de IES. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line, que obteve uma amostra de 239 alunos. A análise do modelo proposto se deu com o uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). A presente pesquisa contribuiu com a literatura científica sobre as mídias sociais no âmbito educacional ao criar e testar um modelo capaz de identificar a relação entre as mídias sociais, confiança, satisfação e lealdade de alunos de IES. O que propicia uma melhor compreensão das contribuições das mídias sociais para as instituições. Os resultados apontam que a confiança e a satisfação dos alunos às IES influenciam sua lealdade. Apontam ainda que o uso das mídias sociais pelos alunos e a comunicação gerada por outros alunos nas mídias sociais influenciam a confiança nas IES, enquanto a comunicação gerada pelas IES nas mídias sociais influencia a confiança e a satisfação. Por fim, os resultados revelam que as mídias sociais representam uma ferramenta estratégica relevante para as IES, pois permitem que construam e gerenciem melhor o seu relacionamento com o público-alvo, gerando confiança, satisfação e lealdade.

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Biografia do Autor

Leonilde da Conceição Silva, FUCAPE Business School

Ma. em Administração pela Fucape Business School, Pedagoga pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano – Maranhão (IESF).

Leonardo da Conceição Silva, FUCAPE Business School

Me. em Contabilidade e Administração pela Fucape Business School.

Leonice da Conceição Silva, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Graduanda em Administração pelo Instituto Federal do Maranhão - Campus Buriticupu (IFMA).

Referências

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Publicado

31.07.2023

Como Citar

SILVA, L. da C.; SILVA, L. da C.; SILVA, L. da C. A Relação entre Mídias Sociais e Lealdade de Alunos às Instituições de Ensino Superior. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 29, 2023. DOI: 10.5020/2318-0722.2023.29.e12261. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12261. Acesso em: 22 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos