A Relação entre Mídias Sociais e Lealdade de Alunos às Instituições de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e12261Palavras-chave:
mídias sociais , instituições de ensino superior , lealdadeResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre mídias sociais, confiança, satisfação e lealdade de alunos de IES. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line, que obteve uma amostra de 239 alunos. A análise do modelo proposto se deu com o uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). A presente pesquisa contribuiu com a literatura científica sobre as mídias sociais no âmbito educacional ao criar e testar um modelo capaz de identificar a relação entre as mídias sociais, confiança, satisfação e lealdade de alunos de IES. O que propicia uma melhor compreensão das contribuições das mídias sociais para as instituições. Os resultados apontam que a confiança e a satisfação dos alunos às IES influenciam sua lealdade. Apontam ainda que o uso das mídias sociais pelos alunos e a comunicação gerada por outros alunos nas mídias sociais influenciam a confiança nas IES, enquanto a comunicação gerada pelas IES nas mídias sociais influencia a confiança e a satisfação. Por fim, os resultados revelam que as mídias sociais representam uma ferramenta estratégica relevante para as IES, pois permitem que construam e gerenciem melhor o seu relacionamento com o público-alvo, gerando confiança, satisfação e lealdade.
Downloads
Referências
AGNIHOTRI, Raj; DINGUS, Rebecca; HU, Michael Y; KRUSH, Michael T. Social Media: Influencing customer satisfaction in B2B sales. Industrial Marketing Management, v. 53, p. 172-180, 2016.
ALVES, Helena M. B. Uma abordagem de marketing à satisfação do aluno no ensino universitário público: índice, antecedentes e conseqüências. 2003, 286f. Tese de Doutorado (Doutorado em Gestão)–Departamento de Gestão e Economia, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 2003.
ALVES, Helena; RAPOSO, Mário. Conceptual model of student satisfaction in higher education. Total Quality Management, v. 18, n. 5, p. 571-588, 2007.
ARNETT, Dennis B.; GERMAN, Steve D.; HUNT, Shelby D. The identity salience model of relationship marketing success: The case of nonprofit marketing. Journal of marketing, v. 67, n. 2, p. 89-105, 2003.
BALAKRISHNAN, Bamini KPD; DAHNIL, Mohd Irwan; YI, Wong Jiunn. The impact of social media marketing medium toward purchase intention and brand loyalty among generation Y. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 148, p. 177-185, 2014.
BASSO, Kenny; SCHWAB, Elaine Aparecida; ISBERT, Licione Torres Marques; SLONGO, Luiz Antonio. Relações de interdependência entre confiança, comprometimento, qualidade percebida e lealdade em estudantes do ensino superior. Revista Economia & Gestão, v. 15, n. 41, p. 5-32, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Para publicação de trabalhos, os autores deverão assinar a Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, até mesmo de tradução, à RCA.
Para os textos que apresentam imagens (fotografias, retratos, obras de artes plásticas, desenhos fotografados, obras fotográficas em geral, mapas, figuras e outros), os autores devem encaminhar para a RCA carta original de autorização da empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. A carta deve estar em papel timbrado e assinada pelo responsável da empresa, com autorização para o uso e a reprodução das imagens utilizadas no trabalho. O corpo da carta deve conter que a empresa é detentora dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a RCA. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o artigo.
A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores