Omnichannel em Tempos de Pandemia: Tendência da Estação ou Moda Atemporal?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e11837

Palabras clave:

Omnichannel, Moda, Pandemia, Covid-19, Varejo.

Resumen

O mercado da moda é responsável por números expressivos na economia. Em 2019, o setor já liderava o número de pedidos no e-commerce brasileiro e empregava mais de um milhão de pessoas. A pandemia de covid-19, no entanto, trouxe inúmeros impactos para o setor: marcas de moda brasileiras consideram o fechamento definitivo de lojas em shoppings centers, importantes semanas de moda foram canceladas, além da redução de coleções. Com as medidas de distanciamento social, necessárias para conter a pandemia, a estratégia omnichannel passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas do setor, que vêm correndo contra o tempo, numa escalada digital sem precedentes. Adoção de lojas on-line, delivery, pagamento digital, antecipação de vale compras, live fashion show e ações específicas em redes sociais são algumas das iniciativas adotadas. Apesar disso, reclamações relacionadas a prazos de entrega, produtos não recebidos, problemas com troca e/ou devolução de produtos cresceram durante a pandemia, fazendo surgir questionamentos sobre a maturidade das organizações para a integração de canais. Este caso de ensino narra, a partir de dados reais secundários, como a estratégia omnichannel está sendo utilizada por empresas do setor e oferece subsídios para a discussão do impacto e longevidade dessas estratégias no cenário pós-pandemia.

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Biografía del autor/a

Lucas Silva Barreto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Doutorando Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Verica Freitas, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Professora Associada na Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP).

Verônica Angelica Freitas de Paula, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Professora Associada na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar.

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Publicado

2022-04-25

Cómo citar

BARRETO, L. S.; FREITAS, V.; PAULA, V. A. F. de. Omnichannel em Tempos de Pandemia: Tendência da Estação ou Moda Atemporal?. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 28, p. e11837, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e11837. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11837. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Conduzindo Pesquisas em Administração durante a Pandemia de Covid-19