O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas

Autores

  • Brenno Buarque Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Cristina Batista Dos Santos Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará
  • Naiderson Ferreira de Lucena Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará
  • Rafaela Cajado Magalhães Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará
  • Herus Orsano Machado Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará / Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.3.11811

Palavras-chave:

Spin-offs acadêmicas, Redes de cooperação, Capacidade de conversão de conhecimento, Transferência de tecnologia, Empreendedorismo acadêmico

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender o papel das redes e da capacidade de conversão de conhecimento no desenvolvimento de spin-offs acadêmicas. A pesquisa de campo processou-se por entrevistas detalhadas, realizadas com cinco gestores e sócios de diferentes spin-offs na área de biotecnologia, sendo orientadas por um roteiro semiestruturado. Utilizou-se também a técnica de análise de conteúdo para análise das entrevistas. Considerando os resultados dessa pesquisa, foi possível perceber que as redes das spin-offs fomentam a formação de parcerias, as quais viabilizam a construção de know-how, e, consequentemente, o aprendizado e a capacidade de conversão de conhecimento, o que leva ao desenvolvimento das instituições estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenno Buarque, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Ana Cristina Batista Dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Naiderson Ferreira de Lucena, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Rafaela Cajado Magalhães, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Herus Orsano Machado, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará / Instituto Federal do Maranhão

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão

Referências

Balestrin, A., & Verschoore, J. (2010). Aprendizagem e inovação no contexto das redes de cooperação entre pequenas e médias empresas. Organizações & Sociedade, 17(53).

Barron-Pastor, D., & García-Calderon, N. (2014). Conceptos básicos de Gestión de Tecnología y Propiedad Intelectual para investigadores y emprendedores científico tecnológicos.Centro de Investigación Científica de Yucatán.

Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2017). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora VozesLimitada.

Birkinshaw, J., Hamel, G., & Mol, M. J. (2008). Management innovation. Academy of management Review, 33(4), 825-845.

Boaventura, J. M. G., Carnaúba, A. A. C., Todeva, E., Azevedo, A. C., & Armando, E. (2016). Governance structures and trust: A study of real estate networks. Journal on Chain and Network Science, 16(2), 157-170.

Boccardelli, P., & Magnusson, M. G. (2006). Dynamic capabilities in early-phase entrepreneurship. Knowledge and Process Management, 13(3), 162-174.

Breschi, S., & Malerba, F. (2005). Clusters, networks and innovation. Oxford University Press.

Capaldo, A. (2007). Network structure and innovation: The leveraging of a dual network as a distinctive relational capability. Strategic management journal, 28(6), 585-608.

Clarysse, B., & Moray, N. (2004). A process study of entrepreneurial team formation: The case of a research-based spin-off. Journal of Business Venturing, 19(1), 55-79.

Cullen, J. B., Johnson, J. L., & Sakano, T. (2000). Success through commitment and trust: The soft side of strategic alliance management. Journal of World Business, 35(3), 223-240.

Damanpour, F., Walker, R. M., & Avellaneda, C. N. (2009). Combinative effects of innovation types and organizational performance: A longitudinal study of service organizations. Journal of management studies, 46(4), 650-675.

Diánez-González, J. P., & Camelo-Ordaz, C. (2016). How management team composition affects academic spin-offs’ entrepreneurial orientation: The mediating role of conflict. The Journal of Technology Transfer, 41(3), 530-557.

Djokovic, D., & Souitaris, V. (2008). Spinouts from academic institutions: a literature review with suggestions for further research. The Journal of Technology Transfer, 33(3), 225-247.

Etzkowitz, H. (1998). The norms of entrepreneurial science: Cognitive effects of the new university–industry linkages. Research policy, 27(8), 823-833.

Ferraro, G., & Iovanella, A. (2017). Technology transfer in innovation networks: An empirical study of the Enterprise Europe Network. International Journal of Engineering Business Management, 9, 1-14.

Fontanella, B. J. B., Luchesi, B. M., Saidel, M. G. B., Ricas, J., Turato, E. R., & Melo, D. G. (2011). Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cadernos de Saúde Pública, 27, 388-394.

Fontes, M. (2005). The process of transformation of scientific and technological knowledge into economic value conducted by biotechnology spin-offs. Technovation,25(4), 339-347.

Freitas, J. S., Gonçalves, C. A., Cheng, L. C., & Muniz, R. M. (2011). O fenômeno das spin-offs acadêmicas: Estruturando um novo campo de pesquisa no Brasil. RAI Revista de Administração e Inovação, 8(4), 67-87.

Frota, R. A., & Freitas, A. A. F. (2018). Comunicação em Spin-Offsacadêmicas: Um estudo exploratório em empresas de base biotecnológica. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 7(1),71-103.

Funk, R. J. (2014). Making the most of where you are: Geography, networks, and innovation in organizations. Academy of Management Journal, 57(1), 193-222.

Geroski, P. A. (2000). Models of technology diffusion. Research policy, 29(4-5), 603-625.

Gomes, R. (2013). Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In M. C. Minayo, S. F. Deslandes & R. Gomes,Pesquisa social teoria, método e criatividade (33ª ed.).Vozes.

Huynh, T., Patton, D., Arias-Aranda, D., & Molina-Fernández, L. M. (2017). University spin- off’s performance: Capabilities and networks of founding teams at creation phase. Journal of Business Research, 78, 10-22.

Ipiranga, A. S. R., & Almeida, P. C. H. (2012). O tipo de pesquisa e a cooperação universidade, empresa e governo: Uma análise na rede nordeste de biotecnologia. Organizações & Sociedade, 19(60).

Jiménez Hernández, C. N. (2015).Propuesta para la valoración tecnológica desde la perspectiva de la síntesis evolutiva moderna. Doctoral dissertation, Universidad Nacional de Colombia, Bogotá.

Jiménez-Jiménez, D., & Sanz-Valle, R. (2011). Innovation, organizational learning, and performance. Journal of business research, 64(4), 408-417.

Minayo, M. C. (2002). Pesquisa social: teoria e método. Vozes.

Mosey, S., & Wright, M. (2007). From human capital to social capital: A longitudinal study of technology–based academic entrepreneurs. Entrepreneurship theory and practice, 31(6), 909- 935.

O’Shea, R. P., Chugh, H., & Allen, T. J. (2008). Determinants and consequences of university spinoff activity: a conceptual framework. The Journal of Technology Transfer, 33(6), 653-666.

Perez, M. P., & Sánchez, A. M. (2003). The development of university spin-offs: Early dynamics of technology transfer and networking. Technovation, 23(10),823-831.

Pires, Á. P. (2008). Amostragem e pesquisa qualitativa: Ensaio teórico e metodológico. In J. Poupart, J. P. Deslauriers, L. H. Groulx, A. Lapemère, R. Mayer, & A. P. Pires (Org.), A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Vozes.p. 154-211.

Powell, W. W., Koput, K. W., & Smith-Doerr, L. (1996). Interorganizational collaboration and the locus of innovation: Networks of learning in biotechnology. Administrative science quarterly, 41(1),116-145.

Rogers, E. M., & Williams, D. (1983). Diffusion ofInnovations. The Free Press.

Sarasvathy, S. D. (2001). Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of management Review, 26(2), 243-263.

Soetanto, D., & Van Geenhuizen, M. (2015). Getting the right balance: University networks’ influence on spin-offs’ attraction of funding for innovation. Technovation, 36, 26-38.

Sousa-Ginel, E., Franco-Leal, N., & Camelo-Ordaz, C. (2017). The influence of networks on the knowledge conversion capability of academic spin-offs. Industrial and Corporate Change, 26(6), 1125-1144.

Tsai, W. (2001). Knowledge transfer in intraorganizational networks: Effects of network position and absorptive capacity on business unit innovation and performance. Academy of management journal, 44(5), 996-1004.

Walter, A., Auer, M., & Ritter, T. (2006). The impact of network capabilities and entrepreneurial orientation on university spin-off performance. Journal of business venturing, 21(4), 541-567.

Wright, M., Siegel, D. S., & Mustar, P. (2017). An emerging ecosystem for student start-ups. The Journal of Technology Transfer, 42(4), 909-922.

Zaheer, A., McEvily, B., & Perrone, V. (1998). Does trust matter? Exploring the effects of interorganizational and interpersonal trust on performance. Organization science, 9(2), 141-159.

Zahra, S. A., Van de Velde, E., & Larraneta, B. (2007). Knowledge conversion capability and the performance of corporate and university spin-offs. Industrial and Corporate Change, 16(4), 569-608.

Downloads

Publicado

15.09.2021

Como Citar

BUARQUE, B.; DOS SANTOS, A. C. B.; LUCENA, N. F. de; MAGALHÃES, R. C.; MACHADO, H. O. O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 27, n. 3, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2021.27.3.11811. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11811. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos