Desafio de trilhar os caminhos da ética em uma perspectiva interinstitucional: uma experiência de ensino em enfermagem - doi:10.5020/18061230.2004.p66

Autores

  • Maria Euridéa de Castro Universidade Estadual do Ceará
  • Jeanette Klein Antunes Universidade de Fortaleza
  • Maysa Oliveira Rolim Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/680

Palavras-chave:

ensino, ética, integração, enfermagem.

Resumo

A partir da realização de um trabalho interinstitucional, conjugando conhecimento teórico e relacionamento interpessoal, entre o corpo docente e discente de Universidades da Cidade de Fortaleza, as autoras têm desenvolvido o ensino integrado dentro de uma visão crítico reflexiva, procurando despertar no corpo discente o compromisso e a responsabilidade. Neste trabalho, objetivou-se analisar a repercussão de uma atividade didático-pedagógica conjunta para o corpo discente, durante a qual desenvolveu-se, com base no ensino participativo, a interdisciplinaridade para formação do aluno; fundamentar o ensino de ética através da integração docente e discente, a partir do planejamento conjunto da atividade didáticopedagógica. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo, realizado com alunos de duas Universidades, uma pública e uma privada, da Cidade de Fortaleza-Ceará. A população em estudo compreendeu os alunos da disciplina Ética em Enfermagem que participaram dos seminários ocorridos nos anos de 1995 a 2001. A amostra aleatória simples constituiu-se de 74 alunos, dos quais 34 referentes ao ano de 1995 e 40 ao ano de 1999. Os dados foram processados e categorizados por similitude. Nas falas, identificouse uma visão crítica dos discentes em relação à dificuldade de integração entre as Universidades locais devido a aspectos discriminatórios. Porém, vislumbrou-se um sentimento de interesse em relação à integração, assim como uma reflexão crítica da enfermagem através das discussões nas temáticas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Euridéa de Castro, Universidade Estadual do Ceará

Docente Livre, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará

Jeanette Klein Antunes, Universidade de Fortaleza

Especialista em Enfermagem Materno-Infantil, Professora da disciplina Ética em Enfermagem da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Maysa Oliveira Rolim, Universidade de Fortaleza

Acadêmica do 8º semestre de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE; bolsista da Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP.

Downloads

Publicado

2012-01-03

Como Citar

Castro, M. E. de, Antunes, J. K., & Rolim, M. O. (2012). Desafio de trilhar os caminhos da ética em uma perspectiva interinstitucional: uma experiência de ensino em enfermagem - doi:10.5020/18061230.2004.p66. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 17(2), 66–71. https://doi.org/10.5020/680

Edição

Seção

Artigos Originais