Desafio de trilhar os caminhos da ética em uma perspectiva interinstitucional: uma experiência de ensino em enfermagem - doi:10.5020/18061230.2004.p66

Autores/as

  • Maria Euridéa de Castro Universidade Estadual do Ceará
  • Jeanette Klein Antunes Universidade de Fortaleza
  • Maysa Oliveira Rolim Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/680

Palabras clave:

ensino, ética, integração, enfermagem.

Resumen

A partir da realização de um trabalho interinstitucional, conjugando conhecimento teórico e relacionamento interpessoal, entre o corpo docente e discente de Universidades da Cidade de Fortaleza, as autoras têm desenvolvido o ensino integrado dentro de uma visão crítico reflexiva, procurando despertar no corpo discente o compromisso e a responsabilidade. Neste trabalho, objetivou-se analisar a repercussão de uma atividade didático-pedagógica conjunta para o corpo discente, durante a qual desenvolveu-se, com base no ensino participativo, a interdisciplinaridade para formação do aluno; fundamentar o ensino de ética através da integração docente e discente, a partir do planejamento conjunto da atividade didáticopedagógica. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo, realizado com alunos de duas Universidades, uma pública e uma privada, da Cidade de Fortaleza-Ceará. A população em estudo compreendeu os alunos da disciplina Ética em Enfermagem que participaram dos seminários ocorridos nos anos de 1995 a 2001. A amostra aleatória simples constituiu-se de 74 alunos, dos quais 34 referentes ao ano de 1995 e 40 ao ano de 1999. Os dados foram processados e categorizados por similitude. Nas falas, identificouse uma visão crítica dos discentes em relação à dificuldade de integração entre as Universidades locais devido a aspectos discriminatórios. Porém, vislumbrou-se um sentimento de interesse em relação à integração, assim como uma reflexão crítica da enfermagem através das discussões nas temáticas propostas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Euridéa de Castro, Universidade Estadual do Ceará

Docente Livre, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará

Jeanette Klein Antunes, Universidade de Fortaleza

Especialista em Enfermagem Materno-Infantil, Professora da disciplina Ética em Enfermagem da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Maysa Oliveira Rolim, Universidade de Fortaleza

Acadêmica do 8º semestre de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE; bolsista da Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP.

Publicado

2012-01-03

Cómo citar

Castro, M. E. de, Antunes, J. K., & Rolim, M. O. (2012). Desafio de trilhar os caminhos da ética em uma perspectiva interinstitucional: uma experiência de ensino em enfermagem - doi:10.5020/18061230.2004.p66. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 17(2), 66–71. https://doi.org/10.5020/680

Número

Sección

artículos originales