Achados da avaliação videoendoscópica da deglutição em crianças com paralisia cerebral - doi:10.5020/18061230.2008.p219
DOI:
https://doi.org/10.5020/586Palavras-chave:
Paralisia Cerebral, Disfagia, Deglutição, Endoscopia.Resumo
Objetivo: Analisar os achados da videoendoscopia da deglutição (VED) em crianças com diagnóstico de paralisia cerebral (PC), discutindo a importância para o processo de avaliação fonoaudiológica das disfagias orofaríngeas nesta população. Método: Tratou-se de um estudo transversal descritivo no qual foi realizada a avaliação videoendoscópica da deglutição de nove crianças com PC, de ambos os sexos e idade média de 3,4 ± 1,8 anos no Ambulatório Interdisciplinar de Disfagia da Universidade de Fortaleza, no período de setembro a novembro de 2005. Resultados: Os resultados demonstraram ocorrência de escape precoce de líquido para a hipofaringe (77,77% - 7/9); penetração de líquido antes da deglutição (44,44% - 4/9); estase pós-deglutição de pastoso grosso (77,77% - 7/9) e penetração após a deglutição desta consistência (55,55% - 5/9). Os principais achados da videoendoscopia da deglutição em crianças com PC envolvem escape precoce do alimento, atraso no início da deglutição, prejuízo do controle oral de líquidos e maior dificuldade para realizar o trânsito faríngeo de alimentos na consistência pastosa grossa. Conclusão: Nos pacientes avaliados, a VED auxiliou na caracterização das manifestações disfágicas de crianças com PCDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.