Avaliação da legibilidade de pictogramas por usuários de medicamentos no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14677Palavras-chave:
Pictogramas, Uso racional de medicamentos, SaúdeResumo
Objetivo: Desenvolver e validar pictogramas relacionados ao uso de medicamentos, visando facilitar a compreensão e a adesão ao tratamento por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de um município do Sul do Brasil. Métodos: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado em unidade de saúde de Formigueiro-RS. Inicialmente, foram conduzidos grupos focais com profissionais de saúde e usuários do SUS para elaboração dos pictogramas. Posteriormente, cinco pictogramas foram selecionados e submetidos a teste de legibilidade com 200 participantes. Considerou-se como legível o pictograma compreendido por ≥85% dos entrevistados, conforme a norma ISO 3864-1. Resultados: Dos cinco pictogramas avaliados, quatro atingiram o critério de legibilidade. O pictograma “Tomar uma hora antes do café da manhã ou chimarrão” foi o menos compreendido (65%). A compreensão dos pictogramas apresentou associação estatisticamente significativa com escolaridade, ocupação e número de medicamentos de uso diário (p<0,05). Conclusão: Os pictogramas se mostraram ferramentas eficazes para auxiliar a compreensão da prescrição médica, sobretudo quando associados a orientações verbais. O uso de imagens simples e culturalmente adequadas pode contribuir para o uso racional de medicamentos no SUS.
Downloads
Traduções deste artigo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wagner Naysinger Alves, Antonio Flores de Castro, João Víctor de Lara Brum Pedroso, Camila Sales Fagundes, Valéria Maria Limberger Bayer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















