Avaliação da legibilidade de pictogramas por usuários de medicamentos no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14677

Palavras-chave:

Pictogramas, Uso racional de medicamentos, Saúde

Resumo

Objetivo: Desenvolver e validar pictogramas relacionados ao uso de medicamentos, visando facilitar a compreensão e a adesão ao tratamento por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de um município do Sul do Brasil. Métodos: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado em unidade de saúde de Formigueiro-RS. Inicialmente, foram conduzidos grupos focais com profissionais de saúde e usuários do SUS para elaboração dos pictogramas. Posteriormente, cinco pictogramas foram selecionados e submetidos a teste de legibilidade com 200 participantes. Considerou-se como legível o pictograma compreendido por ≥85% dos entrevistados, conforme a norma ISO 3864-1. Resultados: Dos cinco pictogramas avaliados, quatro atingiram o critério de legibilidade. O pictograma “Tomar uma hora antes do café da manhã ou chimarrão” foi o menos compreendido (65%). A compreensão dos pictogramas apresentou associação estatisticamente significativa com escolaridade, ocupação e número de medicamentos de uso diário (p<0,05). Conclusão: Os pictogramas se mostraram ferramentas eficazes para auxiliar a compreensão da prescrição médica, sobretudo quando associados a orientações verbais. O uso de imagens simples e culturalmente adequadas pode contribuir para o uso racional de medicamentos no SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Wagner Naysinger Alves, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (2017). Especialista em Urgência, Emergência e Trauma pela Faculdade Sistema de Ensino Gaúcho (FASEG) (2021). Mestre em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)(2023). Atualmente atua como enfermeiro assistencial da Prefeitura Municipal de Santa Maria no Pronto Atendimento Municipal, em que atua na preceptoria de residentes do Programa de Residência em Urgência/Emergência e Trauma da Universidade Franciscana (UFN).

Antonio Flores de Castro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Estudante de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (2016). 

João Víctor de Lara Brum Pedroso, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Médico egresso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 05/2025. 

Camila Sales Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria. É monitora da disciplina de Metodologia da Pesquisa I. Foi assistente de pesquisa em Ensaios Clínicos Randomizados na área de Cardiologia (2023-2024). Foi bolsista de Iniciação Científica FIPE CCS/UFSM (2023). Foi monitora da disciplina de Epidemiologia I (2023). Participou de estágios extracurriculares nas seguintes áreas: Cardiologia, Traumatologia, Anestesiologia, Terapia Intensiva, Gerência de Ensino e Pesquisa, Patologia e Urgência e Emergência Clínica.

Valéria Maria Limberger Bayer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduação em Farmácia Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, assistência farmacêutica,vigilância em saúde, armazenamento de descarte de medicamentos.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Como Citar

Alves, W. N., Castro, A. F. de, Pedroso, J. V. de L. B., Fagundes, C. S., & Bayer, V. M. L. (2025). Avaliação da legibilidade de pictogramas por usuários de medicamentos no sul do Brasil. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 38, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14677

Edição

Seção

Artigos Originais