Achados da avaliação videoendoscópica da deglutição em crianças com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.5020/586Palabras clave:
Paralisia Cerebral, Disfagia, Deglutição, Endoscopia.Resumen
Objetivo: Analisar os achados da videoendoscopia da deglutição (VED) em crianças com diagnóstico de paralisia cerebral (PC), discutindo a importância para o processo de avaliação fonoaudiológica das disfagias orofaríngeas nesta população. Método: Tratou-se de um estudo transversal descritivo no qual foi realizada a avaliação videoendoscópica da deglutição de nove crianças com PC, de ambos os sexos e idade média de 3,4 ± 1,8 anos no Ambulatório Interdisciplinar de Disfagia da Universidade de Fortaleza, no período de setembro a novembro de 2005. Resultados: Os resultados demonstraram ocorrência de escape precoce de líquido para a hipofaringe (77,77% - 7/9); penetração de líquido antes da deglutição (44,44% - 4/9); estase pós-deglutição de pastoso grosso (77,77% - 7/9) e penetração após a deglutição desta consistência (55,55% - 5/9). Os principais achados da videoendoscopia da deglutição em crianças com PC envolvem escape precoce do alimento, atraso no início da deglutição, prejuízo do controle oral de líquidos e maior dificuldade para realizar o trânsito faríngeo de alimentos na consistência pastosa grossa. Conclusão: Nos pacientes avaliados, a VED auxiliou na caracterização das manifestações disfágicas de crianças com PCDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















