Consciência Político-Econômica para Equidade em Saúde Bucal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15246

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Equidade em Saúde, Odontologia, Prática Profissional, Saúde Bucal, Vulnerabilidade Social

Resumo

Objetivo: Explorar a consciência político-econômica  de graduandos e graduados em Odontologia quanto às populações vulneráveis e às iniquidades sociais na assistência odontológica. Método: A implantação foi pelo método survey on-line, com a aplicação de um questionário com 24 questões de múltipla escolha e sete questões discursivas. Os dados foram analisados pela estatística descritiva como medida de variabilidade. As respostas das questões abertas foram compiladas e codificadas pelo método de análise de conteúdo. Resultados: O questionário foi acessado por 99 indivíduos, obtendo-se 38 respostas integrais. O perfil sociodemográfico é constituído por mulheres, jovens adultas, recém-graduadas que trabalham no Estado de São Paulo. Compreende-se que a percepção sobre o mercado de trabalho sofre influência, dependendo das vivências pessoais e da formação acadêmica. Os respondentes conhecem os determinantes sociais de saúde bucal, valorizam projetos de extensão e se mostram dispostos a atender populações vulneráveis, manifestando criticidade e comprometimento com o bem-estar social coletivo. Conclusão: A inter-relação do graduando ou egresso com o Sistema Único de Saúde indica consciência sobre igualdade de acesso a cuidados odontológicos e a necessidade de colaboração entre o profissional e a comunidade, articulando a prática ao contexto social. Para integração multidisciplinar e multidimensional na promoção da saúde bucal, são necessárias mudanças na grade curricular, pois o ensino é fragmentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Santos Zanchetta, Toronto Metropolitan University, Toronto, Ontário, Canadá

Graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Gama Filho (1980), aperfeiçoamento em Licenciatura Plena pela Universidade Gama Filho (1980) e aperfeiçoamento em Habililtação em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Gama Filho (1980), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (1982), especialização em Administração e Gerência Hospitalar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), especialização em Residência em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), especialização em Metodologia do Ensino e da Assistencia Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Co-fundadora da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica -SBEO (1988). Tem mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Enfermagem pela Université de Montreal (2002). Atualmente é Professora Titular da Daphne Cockwell School of Nursing, Toronto Metropolitan University, Faculty of Community Services, no Canadá. 

Alessandra Marcondes Arenga, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil

Graduação em Odontologia na Faculdade de Odontologia do Campus de Araçatuba (FOA) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1995), mestrado (1999) e doutorado (2001) em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial pela FOA- UNESP, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais (2008). Desde novembro de 2003 é professora assistente doutora da FOA-UNESP, atuando em nível de graduação e pós-graduação com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Na atividade de pesquisa teve histórico de abordar os seguintes temas: Assistência cirúrgico-odontológica a pacientes com alterações sistêmicas, pesquisa em animal de laboratório, ratos diabéticos, processo de reparo alveolar, reimplante dental, transplante autólogo e homólogo e regeneração óssea.

Wilson Galhego Garcia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil

Mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1985) Livre-docente e titular na FOA-UNESP.Pró-reitor de graduação da UNESP(2001-2004).Visiting Scholar e Visiting Professor na Faculty of Medicine da University of Toronto.Estágios no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, no Royal Kew Gardens ( Londres), na Ulm Universitat e em Giessen ( Alemanha). Atualmente é professor sêniorr de Ciências Humanas e Sociais da FOA-UNESP. Participou do Working Group on Indigenous Populations que elaborou a Declaração Universal dos Direitos dos povos Indígenas ( Genebra-ONU ).

Vitória Lopes Pizzolato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil

Graduanda em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba FOA/UNESP. É membro bolsista integrante do grupo Programa de Educação Tutorial PET Odonto FOA (2021- presente).

Publicado

2025-08-29

Como Citar

Zanchetta, M. S., Arenga, A. M., Garcia, W. G., & Pizzolato, V. L. (2025). Consciência Político-Econômica para Equidade em Saúde Bucal. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 38, 1–13. https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15246

Edição

Seção

Artigos Originais