Conciencia Político-Económica para la Equidad en Salud Bucal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15246

Palabras clave:

Educación en Odontología, Equidad en Salud, Odontología, Práctica Profesional, Salud Bucal, Vulnerabilidad Social

Resumen

Objetivo: Explorar la conciencia político-económica de estudiantes de grado y egresados en Odontología respecto a las poblaciones vulnerables y a las inequidades sociales en la atención odontológica. Método: La implementación se realizó mediante el método survey en línea, con la aplicación de un cuestionario compuesto por 24 preguntas de opción múltiple y siete preguntas abiertas. Los datos fueron analizados mediante estadística descriptiva como medida de variabilidad. Las respuestas de las preguntas abiertas fueron compiladas y codificadas a través del método de análisis de contenido. Resultados: El cuestionario fue accedido por 99 individuos, obteniéndose 38 respuestas completas. El perfil sociodemográfico está constituido principalmente por mujeres, jóvenes adultas, recién egresadas que trabajan en el Estado de São Paulo. Se comprende que la percepción sobre el mercado laboral se ve influenciada por las experiencias personales y la formación académica. Los encuestados conocen los determinantes sociales de la salud bucal, valoran los proyectos de extensión y se muestran dispuestos a atender a poblaciones vulnerables, manifestando sentido crítico y compromiso con el bienestar social colectivo. Conclusión: La interrelación del estudiante o egresado con el Sistema Único de Salud brasileño indica conciencia sobre la igualdad en el acceso a los cuidados odontológicos y la necesidad de colaboración entre el profesional y la comunidad, articulando la práctica con el contexto social. Para una integración multidisciplinaria y multidimensional en la promoción de la salud bucal, son necesarios cambios en la malla curricular, dado que la enseñanza es fragmentada.

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Biografía del autor/a

Margareth Santos Zanchetta, Toronto Metropolitan University, Toronto, Ontário, Canadá

Graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Gama Filho (1980), aperfeiçoamento em Licenciatura Plena pela Universidade Gama Filho (1980) e aperfeiçoamento em Habililtação em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Gama Filho (1980), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (1982), especialização em Administração e Gerência Hospitalar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), especialização em Residência em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), especialização em Metodologia do Ensino e da Assistencia Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Co-fundadora da Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica -SBEO (1988). Tem mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Enfermagem pela Université de Montreal (2002). Atualmente é Professora Titular da Daphne Cockwell School of Nursing, Toronto Metropolitan University, Faculty of Community Services, no Canadá. 

Alessandra Marcondes Arenga, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil

Graduação em Odontologia na Faculdade de Odontologia do Campus de Araçatuba (FOA) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1995), mestrado (1999) e doutorado (2001) em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial pela FOA- UNESP, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais (2008). Desde novembro de 2003 é professora assistente doutora da FOA-UNESP, atuando em nível de graduação e pós-graduação com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Na atividade de pesquisa teve histórico de abordar os seguintes temas: Assistência cirúrgico-odontológica a pacientes com alterações sistêmicas, pesquisa em animal de laboratório, ratos diabéticos, processo de reparo alveolar, reimplante dental, transplante autólogo e homólogo e regeneração óssea.

Wilson Galhego Garcia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil

Mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1985) Livre-docente e titular na FOA-UNESP.Pró-reitor de graduação da UNESP(2001-2004).Visiting Scholar e Visiting Professor na Faculty of Medicine da University of Toronto.Estágios no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, no Royal Kew Gardens ( Londres), na Ulm Universitat e em Giessen ( Alemanha). Atualmente é professor sêniorr de Ciências Humanas e Sociais da FOA-UNESP. Participou do Working Group on Indigenous Populations que elaborou a Declaração Universal dos Direitos dos povos Indígenas ( Genebra-ONU ).

Vitória Lopes Pizzolato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil

Graduanda em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba FOA/UNESP. É membro bolsista integrante do grupo Programa de Educação Tutorial PET Odonto FOA (2021- presente).

Publicado

2025-08-29

Cómo citar

Zanchetta, M. S., Arenga, A. M., Garcia, W. G., & Pizzolato, V. L. (2025). Conciencia Político-Económica para la Equidad en Salud Bucal. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 38, 1–13. https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15246

Número

Sección

artículos originales