Vulnerabilidade de adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas ao HIV em uma região administrativa do Distrito Federal
Vulnerabilidade de adolescentes e jovens ao HIV
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14355Palavras-chave:
adolescente, infecções por HIV, vulnerabilidade em saúde , comportamentos de risco à saúdeResumo
Objetivo: Analisar a vulnerabilidade ao HIV de adolescentes e jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas. Método: Pesquisa descritiva, transversal, realizada em Ceilândia (Distrito Federal). Foram avaliados indivíduos de ambos os sexos em 11 escolas públicas de ensino médio. Para ser incluídos, os voluntários deveriam ter entre 15-24 anos e estar matriculados na rede pública. Foram excluídos os que apresentavam problemas cognitivos que impedissem entendimento do instrumento. Utilizamos instrumento autoaplicável, com 11 questões objetivas, relacionadas aos comportamentos e conhecimento sobre IST/HIV. Foi feita também comparação com a realidade regional, usando dados secundários do Sistema Único de Saúde sobre as notificações de HIV/AIDS. Resultados: A maioria dos indivíduos (n= 3706, 96,1%) estava nas faixas de média ou alta vulnerabilidade, com associação positiva da idade com maior vulnerabilidade (p<0,001). O sexo masculino é a maioria (n=896, 23,30%) dentro da alta vulnerabilidade. Embora o maior número de exposições encontradas tenha sido heterossexual (n=2874), nas relações homossexuais (n=121), a maior parte (n=71; 58,68%) se encontrava dentro da alta vulnerabilidade. Nove escolas apresentaram indivíduos dentro da vulnerabilidade média com maior frequência (n=1945; 50,57%), sendo que duas apresentaram maior frequência de indivíduos com alta vulnerabilidade (n=342; 8,9%). Conclusão: Os dados sugerem que há uma dificuldade dos jovens e adolescentes em se apropriar do conhecimento disponível para ter comportamentos sexuais saudáveis, indicando que é necessária uma melhor integração dos serviços de saúde com escolas e comunidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isabella Viana Silva, Marina Costa Tolentino Ferreira, Ana Clara Alcântara Mendes Pereira, Yanna Thainá Soares Carvalho, Fernanda Helena Nunes Lacerda, Jamila Reis de Oliveira, Elaine Cristina Leite Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















