Vulnerabilidad de adolescentes y jóvenes estudiantes de escuelas públicas al VIH en una región administrativa del Distrito Federal

Vulnerabilidad de adolescentes y jóvenes al VIH

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14355

Palabras clave:

adolescente , infecciones por VIH , vulnerabilidad en salud , conductas de riesgo para la salud

Resumen

Objetivo: Analizar la vulnerabilidad al VIH de adolescentes y jóvenes estudiantes de la enseñanza media de escuelas públicas. Método: Investigación descriptiva, transversal, realizada en Ceilândia (Distrito Federal). Fueron evaluados individuos de ambos los sexos en 11 escuelas públicas de enseñanza media. Para ser incluidos, los voluntários deberían tener edades entre 15 y 24 años y estar inscriptos en la red pública. Fueron excluidos los que presentaban problemas cognitivos que impidieran entendimiento del instrumento. Utilizamos instrumento auto aplicable, con 11 cuestiones objetivas, relacionadas a las conductas y conocimiento sobre IST/VIH. Fue realizada también uma comparación con la realidad regional, usando datos secundarios del Sistema Único de Salud sobre las notificaciones de VIH/SIDA. Resultados: La mayoría de los indivíduos (n=3706,96,1%) estaba en la franja de media o alta vulnerabilidad, con Asociación positiva de la edad con mayor vulnerabilidad (p<0,001). El sexo masculino es la mayoría (n=896,23,30%) dentro de la alta vulnerabilidad. Aunque el número de exposiciones encontradas haya sido heterosexual (n=2874), en las relaciones homosexuales (n=121), la mayor parte (n=71; 58,68%) se encontraba dentro de la alta vulnerabilidad. Nueve escuelas presentaron individuos dentro de la vulnerabilidade media con mayor frecuencia (n=1945; 50,57%), y dos presentaron mayor frecuencia de individuos con alta vulnerabilidad (n=342; 8,9%). Conclusión: Los datos sugieren que hay una dificultad de los jóvenes y adolescentes en apropiarse del conocimiento disponible para tener conductas sexuales saludables, indicando que es necesaria uma mejor integración de los servicios de salud con escuelas y comunidades. 

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Biografía del autor/a

Isabella Viana Silva, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Enfermeira pela Universidade de Brasília- Fce. Tem com interesse nas temáticas de urgência e emergência e prática avançada de enfermagem. Realização de trabalhos de iniciação científica, projetos de extensão acadêmica e grupos de pesquisa. Conhecimentos básicos em pacote office, nível de inglês intermediário.

Marina Costa Tolentino Ferreira, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Enfermeira graduada pela Universidade de Brasília - Faculdade Ceilândia. 

Ana Clara Alcântara Mendes Pereira, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Bolsista nos anos de 2018 a 2020 em Iniciação Científica pela UnB e diretora acadêmica no ano de 2021 da Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Enfermagem (LAFAE) da UnB. 

Yanna Thainá Soares Carvalho, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Acadêmica do 10º semestre de Enfermagem na Universidade de Brasília (UnB). Desenvolveu iniciação científica na área de Ciências da Saúde, com ênfase em unidade terapia intensiva (UTI) e, também, realizou iniciação cientifica com ênfase em saúde pública. Integrante do Centro Acadêmico de Enfermagem UNB/FCE durante 4 semestres, na qualidade de representante discente. Realizou, durante a graduação, dois estágios extracurriculares na área de atenção à saúde em clínicas particulares. Atualmente almeja o ingresso em residência na área de Atenção Básica em Saúde.

Fernanda Helena Nunes Lacerda, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Enfermeira pela Universidade de Brasília - 2022, Pós graduanda em estética avançada 2022/2023.

Jamila Reis de Oliveira, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB) onde leciona atualmente as disciplinas de Processos Patológicos e Fundamentos de Cancerologia. Exerceu, na mesma instituição, o cargo de Coordenadora de Bases Biológicas da Saúde e foi representante dos docentes da FCE no CONSUNI. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Doutorado em Patologia (Área de concentração: Patologia Bucal) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e realizou Estágio de Pós-Doutorado no curso de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília (2014). Coordenadora da Liga Acadêmica Integrada de Patologia da UnB/FCE (LAIPAT) e Vice-coordenadora da Liga de Fononcologia da Unb/FCE (LAFO). Desenvolve atualmente atividades de pesquisa nos temas: Biologia molecular do câncer e fisiopatologia de doenças infecciosas. Site do grupo de pesquisa: https://www.patomolfce.com/.

Elaine Cristina Leite Pereira, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Doutora em Biologia Celular e Estrutural na área de Anatomia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Mestre em Biologia Celular e Estrutural na área de Anatomia pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Especialista em Formação em Educação à Distância. Atualmente é professora Associada na Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB). Credenciada no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação da FCE/UnB. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. É revisora das revistas Frontiers in Physiology, Clinics, Oxidants and Antioxidants in Medical Science e da Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Desenvolve pesquisas na área de Plasticidade dos Músculos Esqueléticos. Tem experiência acadêmica na área de morfologia, saúde coletiva, biomecânica, cinesioterapia, terapias manuais. 

Publicado

2024-08-02

Cómo citar

Silva, I. V., Ferreira, M. C. T., Pereira, A. C. A. M., Carvalho, Y. T. S., Lacerda, F. H. N., Oliveira, J. R. de, & Pereira, E. C. L. (2024). Vulnerabilidad de adolescentes y jóvenes estudiantes de escuelas públicas al VIH en una región administrativa del Distrito Federal: Vulnerabilidad de adolescentes y jóvenes al VIH. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 37, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14355

Número

Sección

artículos originales