Estratégias coletivas de cuidar promovidas por equipes da unidade básica de saúde a idosos

Estratégias promotoras de saúde a idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13618

Palavras-chave:

Estratégias de Saúde, Promoção da Saúde, Centros de Saúde, Idoso

Resumo

Objetivo: Conhecer as estratégias coletivas de cuidar promovidas pelas equipes mínimas de Unidades Básica de Saúde com pessoas idosas. Métodos: Estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado em cinco unidades básicas de saúde situadas do município de Boa Vista, capital do estado de Roraima. Foram incluídos 20 profissionais atuantes na Estratégia Saúde da Família. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas no período de maio de 2021 a abril de 2022. A análise foi orientada pelo referencial de Laurence Bardin e os achados organizados em dois quadros temáticos. Resultados: No âmbito da promoção da saúde à pessoa idosa, foram conhecidas duas dimensões temáticas, a saber: atividades em grupo e educação em saúde. Na primeira unidade temática, as estratégias coletivas de cuidar estiveram relacionas com atividades em grupo de pessoas idosas hipertensas e diabéticas, grupos de atividades físicas, grupos de dança e atividades coletivas em datas comemorativas. A segunda unidade temática apresentou a palestra como centralidade da educação em saúde, mediada pelos seguintes temas: Doenças Crônicas Não Transmissíveis, uso de medicações, e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Conclusão: Conhecer as estratégias coletivas de cuidar promovidas por equipes da unidade básica de saúde trouxe à tona a necessidade de repensar as práticas das atividades em grupo e da educação em saúde protagonizadas nos serviços de saúde. Com efeito, devem ser consideradas estratégias coletivas que valorizem a saúde em detrimento da doença e correntes dialógicas capazes de fortalecer a autonomia e emancipação da pessoa idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Pacheco Silva, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Roraima (início em 2017). Possui graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano (2019). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde (GEPECS-UFRR). Tem afinidade principalmente nas áreas de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso, Saúde Coletiva e Saúde da Família e Comunidade.

Natália Carvalho Barbosa de Sousa, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (2022). Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2020) e Pós-graduanda em Enfermagem de urgência e emergência pela Faculdade Dom Alberto. Durante a graduação participou de Programas e Projetos de ensino, pesquisa e extensão, como: Programa de Monitoria da UFRR, atuando como monitora de Anatomia; Liga Acadêmica Roraimense de Enfermagem em Emergência - LAREE atuando inicialmente como ligante e como membro da diretoria no cargo de Presidente (2018 e 2019); Liga Acadêmica de Enfermagem em Geriatria e Gerontologia de Roraima - LAEGG-RR no cargo de Coordenadora de Comunicação (2019); bolsista da pesquisa Nacional "ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE" realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Universidade de Brasília (UnB) (2020). Durante o ano de 2020, adquiriu experiência como interna de enfermagem no combate ao coronavírus atuando em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Trauma e Unidades Básicas de Saúde. Atualmente, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde (GEPECS - certificado no CNPq pela Universidade Federal de Roraima. Intagram: @gepecsufrr; atua como enfermeira na Associaçao de Travestis, Transexuais e Transgênero do Estado de Roraima (ATERR) realizando ações de promoção, prevenção e educação em saúde sobre Hepatites Virais para a população em situação de vulnerabilidade social, na capital Boa Vista e nos municípios de Roraima. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do idoso, atenção primária à saúde, enfermagem domiciliar, cuidados de enfermagem e SUS.

Thais Renata Muniz, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Graduada em Nutrição pela Universidade Positivo (2015). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Roraima PROCISA/UFRR (2019). Especialista em Auditoria em Saúde pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER (2019), Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Cândido Mendes (2018), Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos pela Universidade Estácio de Sá (2017) e Nutrição em Alimentação Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2016). Atualmente Nutricionista no Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima-DSEI LESTE RR. Possui experiência nas áreas de Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar, Assistência Nutricional e Dietoterápica na Atenção Primária de Saúde, Educação Nutricional Individual e Coletiva e em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição. 

Paulo Sérgio da Silva, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Especialista em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior (2009) e Graduado em Enfermagem (2008), ambas cursadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos. Atualmente é Professor Efetivo Adjunto A do Curso de Bacharelado em Enfermagem e Professor do quadro permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado Profissional da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde (GEPECS - certificado no CNPq pela Universidade Federal de Roraima. Instagram: @gepecsufrr). Membro filiado da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Amazonas. Editor Associado da Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde (REDCPS).

Publicado

2024-02-27

Como Citar

Silva, L. P., Sousa, N. C. B. de, Muniz, T. R., & Silva, P. S. da. (2024). Estratégias coletivas de cuidar promovidas por equipes da unidade básica de saúde a idosos: Estratégias promotoras de saúde a idosos. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 36. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13618

Edição

Seção

Artigos Originais