Estrategias colectivas del cuidar promovidas por equipos de la unidad básica de salud para ancianos

Consejo breve de Actividad Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13618

Palabras clave:

Estrategias de Salud, Promoción de la Salud , Atención Primeria de Salud, Anciano

Resumen

Objetivo: Conocer las estrategias colectivas del cuidar promovidas por equipos mínimos de Unidades Básicas de Salud con ancianos. Métodos: Estudio exploratório, cualitativo, realizado en cinco unidades básicas de salud ubicadas en el municipio de Boa Vista, capital del estado de Roraima. Fueron incluidos veinte profesionales actuantes en la Estrategia Salud de la Familia. Los datos fueron producidos por medio de entrevistas semiestructuradas en el período de mayo de 2021 hasta abril de 2022. El análisis fue orientado por el referencial de Bardin y los hallazgos ordenados en dos cuadros temáticos. Resultados: En el ámbito de la promoción de la salud de la persona mayor fueron conocidas dos dimensiones temáticas: actividades en equipo y educación en salud. En la primera unidad temática, las estrategias colectivas del cuidar estuvieron relacionadas com actividades en grupo
de personas mayores hipertensas y diabéticas, equipos de actividades físicas, equipos de baile y actividades colectivas en fechas conmemorativas. La segunda unidad presentó la conferencia como centralidad de la educación en salud, mediada por los siguientes temas: Enfermedad Crónica no Transmisible, uso de medicaciones, e infecciones Sexualmente Transmisibles. Conclusión: Conocer
las estrategias colectivas del cuidar promovidas por equipos de la unidad básica de salud trajo a la luz la necesidad de repensar las prácticas de las actividades en equipo y de la educación en salud protagonizada en los servicios de salud. De hecho, deben ser consideradas estrategias colectivas que valoren la salud en detrimento de la enfermedad y corrientes dialógicas capaces de fortalecer la autonomía y emancipación del anciano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia Pacheco Silva, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Roraima (início em 2017). Possui graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano (2019). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde (GEPECS-UFRR). Tem afinidade principalmente nas áreas de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso, Saúde Coletiva e Saúde da Família e Comunidade.

Natália Carvalho Barbosa de Sousa, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (2022). Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2020) e Pós-graduanda em Enfermagem de urgência e emergência pela Faculdade Dom Alberto. Durante a graduação participou de Programas e Projetos de ensino, pesquisa e extensão, como: Programa de Monitoria da UFRR, atuando como monitora de Anatomia; Liga Acadêmica Roraimense de Enfermagem em Emergência - LAREE atuando inicialmente como ligante e como membro da diretoria no cargo de Presidente (2018 e 2019); Liga Acadêmica de Enfermagem em Geriatria e Gerontologia de Roraima - LAEGG-RR no cargo de Coordenadora de Comunicação (2019); bolsista da pesquisa Nacional "ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE" realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Universidade de Brasília (UnB) (2020). Durante o ano de 2020, adquiriu experiência como interna de enfermagem no combate ao coronavírus atuando em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Trauma e Unidades Básicas de Saúde. Atualmente, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde (GEPECS - certificado no CNPq pela Universidade Federal de Roraima. Intagram: @gepecsufrr; atua como enfermeira na Associaçao de Travestis, Transexuais e Transgênero do Estado de Roraima (ATERR) realizando ações de promoção, prevenção e educação em saúde sobre Hepatites Virais para a população em situação de vulnerabilidade social, na capital Boa Vista e nos municípios de Roraima. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do idoso, atenção primária à saúde, enfermagem domiciliar, cuidados de enfermagem e SUS.

Thais Renata Muniz, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Graduada em Nutrição pela Universidade Positivo (2015). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Roraima PROCISA/UFRR (2019). Especialista em Auditoria em Saúde pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER (2019), Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Cândido Mendes (2018), Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos pela Universidade Estácio de Sá (2017) e Nutrição em Alimentação Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2016). Atualmente Nutricionista no Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima-DSEI LESTE RR. Possui experiência nas áreas de Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar, Assistência Nutricional e Dietoterápica na Atenção Primária de Saúde, Educação Nutricional Individual e Coletiva e em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição. 

Paulo Sérgio da Silva, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Especialista em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior (2009) e Graduado em Enfermagem (2008), ambas cursadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos. Atualmente é Professor Efetivo Adjunto A do Curso de Bacharelado em Enfermagem e Professor do quadro permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado Profissional da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde (GEPECS - certificado no CNPq pela Universidade Federal de Roraima. Instagram: @gepecsufrr). Membro filiado da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Amazonas. Editor Associado da Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde (REDCPS).

Publicado

2024-02-27

Cómo citar

Silva, L. P., Sousa, N. C. B. de, Muniz, T. R., & Silva, P. S. da. (2024). Estrategias colectivas del cuidar promovidas por equipos de la unidad básica de salud para ancianos: Consejo breve de Actividad Física . Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 36. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13618

Número

Sección

artículos originales