Programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil na perspectiva dos gestores municipais
Programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13327Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Sistema Único de Saúde, Mão de Obra em saúde, Política de SaúdeResumo
Objetivo: Identificar como os gestores municipais percebem a gestão da Atenção Primária à Saúde com o Programa Mais Médicos e o Programa Médicos pelo Brasil. Método: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa realizado em Tangará da Serra – MT. Foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas com cinco gestores municipais, entre 2016 a 2021, com média de três entrevistas por ano para captação de percepções em diferentes momentos. A análise temática, guiada pela política pública, foi organizada obedecendo dois tópicos: gestão municipal e de saúde, interface com a Atenção Primária à Saúde; e o aprendizado e as incertezas que esses programas trazem para a gestão. Resultados: A opção política pela adesão a esses programas e os desafios de gestão que a adesão a eles impôs permitem que sejam reveladas as dificuldades inerentes geradas por programas dessa natureza, de ordem administrativa, do acompanhamento por serem profissionais, em sua maioria, estrangeiros, da interrupção da missão e da troca que, se de um lado impulsionam a política pública de saúde, segundo os preceitos do Sistema Único de Saúde, de outro encontram obstáculos, como a opinião pública e o fortalecimento da rede de atenção. Conclusão: Gestores municipais percebem a contribuição dos Programas para expansão da Atenção Primária à Saúde, na oportunidade de fixação e cumprimento da jornada de trabalho, além de oportunizar práticas mais próximas de um modelo de atenção integral à saúde. O estudo traz importante subsídio para o testemunho histórico e o entendimento da dinâmica estratégica para que se possa consolidar-se como políticas de Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.