Análise semântica de um banco de itens sobre situação programática de vulnerabilidade em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13294Palavras-chave:
Vulnerabilidade em saúde, Análise de vulnerabilidade, Estudo sobre vulnerabilidadeResumo
Objetivo: analisar semanticamente banco de itens relacionado à situação programática da vulnerabilidade em saúde. Método: análise semântica, etapa final do polo teórico de estudo psicométrico. Realizou-se coleta de dados via Google meet com 30 sujeitos. Utilizou-se critérios clareza, adequação e compreensão em escala Likert. Variáveis relacionadas ao perfil dos sujeitos foram processadas no SPPS. Resultados: prevaleceram mulheres (63,3%), entre 21-37 anos (76,7%), com grau de escolaridade superior completo (43,3%) que utilizam a Programa Saúde da Família (53,3%). Os itens tiveram escores maior que 0,80, considerados claros, adequados e compreensivos. Médias dos escores foi clareza 0,93, adequação 0,91 e compreensão 0,93. Conclusão: os itens foram analisados semanticamente e estão claros, adequados e compreensíveis para aplicar em estudos de validação externa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.