Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros na promoção à saúde do adolescente - doi:10.5020/18061230.2006.p240
DOI:
https://doi.org/10.5020/989Palabras clave:
Enfermagem, Promoção da Saúde, AdolescenteResumen
A adolescência traduz-se pelo desenvolvimento biopsicossocial, delimitada pela faixa entre 10 e 19 anos que, em geral, se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina com a inserção social, profissional e econômica. Os adolescentes possuem necessidades em saúde que são geradas no âmbito da sociedade, definindo-se e transformando-se a partir da interação com seus diversos componentes econômicos, institucionais, políticos, éticos, culturais e físico-ambientais. Esse estudo teve como objetivo analisar, as práticas educativas direcionadas à promoção de saúde de adolescentes, por meio de estudo documental de trabalhos publicados no período de 1999 a 2005, em periódicos de enfermagem, com ênfase em estudos empíricos e relatos de experiência envolvendo formação de grupos, e identificar os principais procedimentos teóricos e metodológicos nas ações educativas adotadas nestes estudos. Os resultados revelaram que apenas seis artigos, nos quais os enfermeiros afirmaram fundamentar suas práticas educativas com adolescentes em referenciais teóricos, valorizaram a participação ativa dos adolescentes, a reflexão crítica, a criatividade e saberes formais e não formais, visando atingir transformação em suas relações. Dessa forma, inferimos que existe um número muito restrito de publicações sobre o tema, considerando a elevada vulnerabilidade e dependência deste grupo etário quanto a sua sexualidade e exposição à situação de conflitoDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-01-04
Cómo citar
Amorim, V. L. de, Vieira, N. F. C., Monteiro, E. M. L. M., Sherlock, M. do S. M., & Barroso, M. G. T. (2012). Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros na promoção à saúde do adolescente - doi:10.5020/18061230.2006.p240. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 19(4), 240–246. https://doi.org/10.5020/989
Número
Sección
Artículos de Revisión