Atendimento multiprofissional e interdisciplinar à clientela hipertensa - doi:10.5020/18061230.2004.p86

Autores/as

  • Zélia Maria de Sousa Araújo Santos Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/683

Palabras clave:

Assistência. Enfermagem. Consulta. Hipertensão arterial.

Resumen

Este trabalho objetiva descrever a experiência vivenciada em uma liga de hipertensão arterial que presta assistência multiprofissional e interdisciplinar à clientela hipertensa, que tem, como meta promover a qualidade de vida desta clientela, estendendo as ações preventivas à família e à comunidade. As atividades são agrupadas em quatro áreas: administrativa, educativa, assistencial e científica. As ações envolvem dois níveis: atendimento individualizado e educação em saúde em grupo. O processo de avaliação envolve medição da cobertura atingida, avaliação do desempenho da equipe, identificação da mudança de estilo de vida da clientela e apreciação de sua aderência ao tratamento. A experiência contribuiu para a construção do conhecimento e crescimento profissional e para a oferta de uma assistência adequada à clientela hipertensa, envolvendo a família e a comunidade.

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Biografía del autor/a

Zélia Maria de Sousa Araújo Santos, Universidade de Fortaleza

Professora Titular do Curso de Enfermagem e do Mestrado em Educação em Saúde da UNIFOR e Enfermeira da Liga de Hipertensão Arterial do Hospital de Messejana- LHAHM

Publicado

2012-01-03

Cómo citar

Santos, Z. M. de S. A. (2012). Atendimento multiprofissional e interdisciplinar à clientela hipertensa - doi:10.5020/18061230.2004.p86. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 17(2), 86–91. https://doi.org/10.5020/683

Número

Sección

artículos originales