Influência do gênero do profissional na periodicidade do exame papanicolau - doi:10.5020/18061230.2010.p181
DOI:
https://doi.org/10.5020/2013Palabras clave:
Gênero e Saúde, Periodicidade, Exame de Papanicolau.Resumen
Objetivo: Investigar a influência do gênero profissional na periodicidade do exame Papanicolau. Métodos: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no período de setembro a novembro de 2008, com 83 usuárias da Estratégia Saúde da Família de Caio Prado, Itapiúna-Ceará, que estavam com o exame Papanicolau em atraso. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada e organizados conforme a Análise de Conteúdo: (1) Gênero profissional e a periodicidade do Papanicolau e (2) Exame que causa dor e medo. Resultados: Observou-se que 67 (80,72%) tinham idade entre 25 e 59 anos, 52 (62,62%) eram casadas, 65 (78,31%) possuíam ensino fundamental, 45 (54,22%) eram agricultoras e 49 (59,04%) recebiam menos de um salário mínimo. Grande parcela das usuárias referiu sentimento de vergonha pelo examinador do sexo masculino como motivo para irregularidade na periodicidade do Papanicolau. Em menor escala, o motivo apontado foi considerar este um exame que causa dor e medo. Considerações Finais: As usuárias nos informaram ser a presença do profissional do gênero masculino uma forte influência para irregularidade na periodicidade do exame de Papanicolau nesta unidade de saúde. Ainda que em menor extensão, a experiência prévia negativa com este exame e não a questão de gênero profissional tem sido apontada como motivo para a não realização periódica da citologia oncótica.Descargas
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Publicado
2012-01-16
Cómo citar
Sampaio, L. R. L., Diógenes, M. A. R., Diógenes, M. A. R., Bezerra Jorge, R. J., Bezerra Jorge, R. J., Mendonça, F. A. da C., Mendonça, F. A. da C., Sampaio, L. L., & Sampaio, L. L. (2012). Influência do gênero do profissional na periodicidade do exame papanicolau - doi:10.5020/18061230.2010.p181. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 23(2), 181–187. https://doi.org/10.5020/2013
Número
Sección
artículos originales