O papel da mãe na prevenção de acidentes infantis domiciliares
DOI:
https://doi.org/10.5020/1033Palabras clave:
0-6 anos, Acidente doméstico, PrevençãoResumen
O trauma tem sido identificado como o maior problema de saúde publica na Turquia e internacionalmente. Na maioria dos países em desenvolvimento, crianças, especialmente na faixa de 0 a 6 anos de idade, estão em risco crescente de acidentes domésticos. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma escala de identificação de medidas de segurança contra acidentes domésticos para mães que têm crianças de 0 a 6 anos e de avaliar a eficiência da educação dada a estas mães em prevenir suas crianças contra acidentes domésticos. O estudo foi realizado em duas fases. No primeiro estágio, uma escala tipo Lykert com 5 pontos, composta de 40 itens, foi desenvolvida. A fidedignidade e validade da escala foram testadas em 600 mães que tinham filhos menores de 6 anos e que foram aleatoriamente selecionadas dos registros de centros de atenção primaria de Sakarya. O valor alfa de Cronbach da escala, o qual foi estudado para verificar a fidedignidade e a validade, foi determinado como 0,8205. No segundo estágio, um questionário e a escala desenvolvida pelo investigador foram aplicados em 30 mães aleatoriamente selecionadas. Em duas ocasiões, instruções foram dadas pelo investigador às mães, em seus domicílios, a respeito de prevenção de acidentes domiciliares, com intervalo de 10 dias. Na ultima sessão, foi entregue às mães um “Pequeno Guia para Mães na Prevenção de Acidentes Domiciliares em Crianças de 0 a 6 anos”. Diferenças significativas foram encontradas entre os escores médios antes e após as atividades educativas (177,53±9,43 and 185,11±6,48), respectivamente. Após a educação, a taxas de acidentes demonstraram uma queda de 63,3% para 28,3%. Nós concluímos que mães que foram treinadas e receberam o pequeno guia tenderam a aumentar as medidas de segurança domiciliares e suas crianças foram vitimas de menos acidentes.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileña en Promoción de la Salud

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al publicar en la RBPS, los autores declaran que el trabajo es de su exclusiva autoría y, por lo tanto, asumen la total responsabilidad por su contenido. Junto con el envío del manuscrito, los autores deben presentar la Declaración de Responsabilidad y de Derechos de Autor firmada por todos los autores, así como su contribución individual en la elaboración del mismo, y deberá enviarse en formato PDF. Los autores retienen los derechos de autor de su artículo y aceptan licenciar su trabajo mediante una Licencia Pública Internacional Creative Commons, aceptando así los términos y condiciones de dicha licencia.
CC BY-NC: Esta licencia permite que otros remezclen, adapten y creen a partir del artículo publicado con fines no comerciales, siempre que atribuyan el debido crédito a los creadores de la obra (los autores del artículo).
Enlace de la licencia: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















