O papel da mãe na prevenção de acidentes infantis domiciliares
DOI:
https://doi.org/10.5020/1033Palavras-chave:
0-6 anos, Acidente doméstico, PrevençãoResumo
O trauma tem sido identificado como o maior problema de saúde publica na Turquia e internacionalmente. Na maioria dos países em desenvolvimento, crianças, especialmente na faixa de 0 a 6 anos de idade, estão em risco crescente de acidentes domésticos. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma escala de identificação de medidas de segurança contra acidentes domésticos para mães que têm crianças de 0 a 6 anos e de avaliar a eficiência da educação dada a estas mães em prevenir suas crianças contra acidentes domésticos. O estudo foi realizado em duas fases. No primeiro estágio, uma escala tipo Lykert com 5 pontos, composta de 40 itens, foi desenvolvida. A fidedignidade e validade da escala foram testadas em 600 mães que tinham filhos menores de 6 anos e que foram aleatoriamente selecionadas dos registros de centros de atenção primaria de Sakarya. O valor alfa de Cronbach da escala, o qual foi estudado para verificar a fidedignidade e a validade, foi determinado como 0,8205. No segundo estágio, um questionário e a escala desenvolvida pelo investigador foram aplicados em 30 mães aleatoriamente selecionadas. Em duas ocasiões, instruções foram dadas pelo investigador às mães, em seus domicílios, a respeito de prevenção de acidentes domiciliares, com intervalo de 10 dias. Na ultima sessão, foi entregue às mães um “Pequeno Guia para Mães na Prevenção de Acidentes Domiciliares em Crianças de 0 a 6 anos”. Diferenças significativas foram encontradas entre os escores médios antes e após as atividades educativas (177,53±9,43 and 185,11±6,48), respectivamente. Após a educação, a taxas de acidentes demonstraram uma queda de 63,3% para 28,3%. Nós concluímos que mães que foram treinadas e receberam o pequeno guia tenderam a aumentar as medidas de segurança domiciliares e suas crianças foram vitimas de menos acidentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















