Teatro como recurso terapêutico na prevenção ao uso de drogas: percepção de adolescentes

Autores

  • Edyr Marcelo Costa Hermeto Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Lidiane Luzia de Araújo Fernandes Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-Ad) - Iguatu (CE) – Brasil
  • Nágela Maria da Silva Universidade de Fortaleza-UNIFOR Fortaleza-CE
  • Isabel Cristina Luck Coelho de Holanda Universidade de Fortaleza-UNIFOR Fortaleza-CE

DOI:

https://doi.org/10.5020/2935

Palavras-chave:

Drogas Ilícitas, Adolescente, Terapia Ocupacional.

Resumo

Objetivo: Compreender a importância da atividade teatral como recurso terapêutico ocupacional na prevenção ao uso de drogas ilícitas por adolescentes inseridos em um projeto psicossocial comunitário. Métodos: Estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, sob a perspectiva crítico-reflexiva, realizado em um centro comunitário na Comunidade do Dendê, em Fortaleza-CE, cuja coleta de dados ocorreu de março a maio de 2009, tendo como sujeitos dez (10) adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 18 anos, em situação de vunerabilidade social, vinculados ao Grupo de Expressões Sócio-Teatrais em Terapia Ocupacional (GESTTO). Utilizou-se entrevista estruturada, observação simples dos grupos de atividades teatrais e diário de campo. A análise do material empírico se baseou na análise do discurso de Orlandi. Resultados: Evidenciou-se que as atividades teatrais, utilizadas como recurso terapêutico ocupacional, favorecem o aumento da autoestima, a reestruturação do modelo de identidade social e a descoberta de potencialidades e capacidades por parte dos adolescentes, para serem agentes multiplicadores na prevenção ao uso de drogas na comunidade. Conclusão: A atividade teatral proporcionou aos adolescentes esclarecimentos quanto ao uso e abuso de drogas ilícitas, tornando-os sensíveis à prevenção e autoidentidade, transformando seu cotidiano. doi:10.5020/18061230.2013.p333

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Biografia do Autor

Edyr Marcelo Costa Hermeto, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (1997). Professor Auxiliar da Universidade de Fortaleza- UNIFOR no curso de Terapia Ocupacional (2002). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, Tem experiência na área de Terapia Ocupacional: com ênfase em Saúde Mental , Deficiência Intelectual, Gerontologia e Dependencia Química. Participa da Rede de Pesquisa sobre Drogas. SENAD ( SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS ANTI- DROGAS). Favorecendo o desenvolvimento de projetos em áreas relevantes e convergentes com a Política Nacional sobre Drogas - (PNAD). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará- UECE( 2008)- Título da dissertação: Abandono do uso de drogas ilícitas por adolescentes: o papel das atividades socioculturais. Orientador Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio. é Coordenador/ Tutor do projeto de pesquisa Estudo Avaliativo das ações de saúde mental ao enfrentamento da dependencia de crack, alcool e outras drogas vinculado ao Ministério da Saúde(MS) e Secretraria Executiva Regional II (CAPS-ad - SER II).- 2010-2011. Tutor do PRO/PET Saúde Rede de Atenção Psicossocial -2012-2014.

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Publicado

2014-05-05

Como Citar

Hermeto, E. M. C., Fernandes, L. L. de A., Silva, N. M. da, & Holanda, I. C. L. C. de. (2014). Teatro como recurso terapêutico na prevenção ao uso de drogas: percepção de adolescentes. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 26(3), 333–339. https://doi.org/10.5020/2935

Edição

Seção

Artigos Originais