Consciência Político-Econômica para Equidade em Saúde Bucal
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15246Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Equidade em Saúde, Odontologia, Prática Profissional, Saúde Bucal, Vulnerabilidade SocialResumo
Objetivo: Explorar a consciência político-econômica de graduandos e graduados em Odontologia quanto às populações vulneráveis e às iniquidades sociais na assistência odontológica. Método: A implantação foi pelo método survey on-line, com a aplicação de um questionário com 24 questões de múltipla escolha e sete questões discursivas. Os dados foram analisados pela estatística descritiva como medida de variabilidade. As respostas das questões abertas foram compiladas e codificadas pelo método de análise de conteúdo. Resultados: O questionário foi acessado por 99 indivíduos, obtendo-se 38 respostas integrais. O perfil sociodemográfico é constituído por mulheres, jovens adultas, recém-graduadas que trabalham no Estado de São Paulo. Compreende-se que a percepção sobre o mercado de trabalho sofre influência, dependendo das vivências pessoais e da formação acadêmica. Os respondentes conhecem os determinantes sociais de saúde bucal, valorizam projetos de extensão e se mostram dispostos a atender populações vulneráveis, manifestando criticidade e comprometimento com o bem-estar social coletivo. Conclusão: A inter-relação do graduando ou egresso com o Sistema Único de Saúde indica consciência sobre igualdade de acesso a cuidados odontológicos e a necessidade de colaboração entre o profissional e a comunidade, articulando a prática ao contexto social. Para integração multidisciplinar e multidimensional na promoção da saúde bucal, são necessárias mudanças na grade curricular, pois o ensino é fragmentado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.