Vulnerabilidade de adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas ao HIV em uma região administrativa do Distrito Federal

Vulnerabilidade de adolescentes e jovens ao HIV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14355

Palavras-chave:

adolescente, infecções por HIV, vulnerabilidade em saúde , comportamentos de risco à saúde

Resumo

Objetivo: Analisar a vulnerabilidade ao HIV de adolescentes e jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas. Método: Pesquisa descritiva, transversal, realizada em Ceilândia (Distrito Federal). Foram avaliados indivíduos de ambos os sexos em 11 escolas públicas de ensino médio. Para ser incluídos, os voluntários deveriam ter entre 15-24 anos e estar matriculados na rede pública. Foram excluídos os que apresentavam problemas cognitivos que impedissem entendimento do instrumento. Utilizamos instrumento autoaplicável, com 11 questões objetivas, relacionadas aos comportamentos e conhecimento sobre IST/HIV. Foi feita também comparação com a realidade regional, usando dados secundários do Sistema Único de Saúde sobre as notificações de HIV/AIDS. Resultados: A maioria dos indivíduos (n= 3706, 96,1%) estava nas faixas de média ou alta vulnerabilidade, com associação positiva da idade com maior vulnerabilidade (p<0,001). O sexo masculino é a maioria (n=896, 23,30%) dentro da alta vulnerabilidade. Embora o maior número de exposições encontradas tenha sido heterossexual (n=2874), nas relações homossexuais (n=121), a maior parte (n=71; 58,68%) se encontrava dentro da alta vulnerabilidade. Nove escolas apresentaram indivíduos dentro da vulnerabilidade média com maior frequência (n=1945; 50,57%), sendo que duas apresentaram maior frequência de indivíduos com alta vulnerabilidade (n=342; 8,9%). Conclusão: Os dados sugerem que há uma dificuldade dos jovens e adolescentes em se apropriar do conhecimento disponível para ter comportamentos sexuais saudáveis, indicando que é necessária uma melhor integração dos serviços de saúde com escolas e comunidades.

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Biografia do Autor

Isabella Viana Silva, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Enfermeira pela Universidade de Brasília- Fce. Tem com interesse nas temáticas de urgência e emergência e prática avançada de enfermagem. Realização de trabalhos de iniciação científica, projetos de extensão acadêmica e grupos de pesquisa. Conhecimentos básicos em pacote office, nível de inglês intermediário.

Marina Costa Tolentino Ferreira, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Enfermeira graduada pela Universidade de Brasília - Faculdade Ceilândia. 

Ana Clara Alcântara Mendes Pereira, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Bolsista nos anos de 2018 a 2020 em Iniciação Científica pela UnB e diretora acadêmica no ano de 2021 da Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Enfermagem (LAFAE) da UnB. 

Yanna Thainá Soares Carvalho, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Acadêmica do 10º semestre de Enfermagem na Universidade de Brasília (UnB). Desenvolveu iniciação científica na área de Ciências da Saúde, com ênfase em unidade terapia intensiva (UTI) e, também, realizou iniciação cientifica com ênfase em saúde pública. Integrante do Centro Acadêmico de Enfermagem UNB/FCE durante 4 semestres, na qualidade de representante discente. Realizou, durante a graduação, dois estágios extracurriculares na área de atenção à saúde em clínicas particulares. Atualmente almeja o ingresso em residência na área de Atenção Básica em Saúde.

Fernanda Helena Nunes Lacerda, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Enfermeira pela Universidade de Brasília - 2022, Pós graduanda em estética avançada 2022/2023.

Jamila Reis de Oliveira, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB) onde leciona atualmente as disciplinas de Processos Patológicos e Fundamentos de Cancerologia. Exerceu, na mesma instituição, o cargo de Coordenadora de Bases Biológicas da Saúde e foi representante dos docentes da FCE no CONSUNI. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Doutorado em Patologia (Área de concentração: Patologia Bucal) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e realizou Estágio de Pós-Doutorado no curso de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasília (2014). Coordenadora da Liga Acadêmica Integrada de Patologia da UnB/FCE (LAIPAT) e Vice-coordenadora da Liga de Fononcologia da Unb/FCE (LAFO). Desenvolve atualmente atividades de pesquisa nos temas: Biologia molecular do câncer e fisiopatologia de doenças infecciosas. Site do grupo de pesquisa: https://www.patomolfce.com/.

Elaine Cristina Leite Pereira, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Doutora em Biologia Celular e Estrutural na área de Anatomia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Mestre em Biologia Celular e Estrutural na área de Anatomia pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Especialista em Formação em Educação à Distância. Atualmente é professora Associada na Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB). Credenciada no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação da FCE/UnB. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. É revisora das revistas Frontiers in Physiology, Clinics, Oxidants and Antioxidants in Medical Science e da Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Desenvolve pesquisas na área de Plasticidade dos Músculos Esqueléticos. Tem experiência acadêmica na área de morfologia, saúde coletiva, biomecânica, cinesioterapia, terapias manuais. 

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Silva, I. V., Ferreira, M. C. T., Pereira, A. C. A. M., Carvalho, Y. T. S., Lacerda, F. H. N., Oliveira, J. R. de, & Pereira, E. C. L. (2024). Vulnerabilidade de adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas ao HIV em uma região administrativa do Distrito Federal: Vulnerabilidade de adolescentes e jovens ao HIV. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14355

Edição

Seção

Artigos Originais