Vulnerabilidade de adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas ao HIV em uma região administrativa do Distrito Federal
Vulnerabilidade de adolescentes e jovens ao HIV
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14355Palavras-chave:
adolescente, infecções por HIV, vulnerabilidade em saúde , comportamentos de risco à saúdeResumo
Objetivo: Analisar a vulnerabilidade ao HIV de adolescentes e jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas. Método: Pesquisa descritiva, transversal, realizada em Ceilândia (Distrito Federal). Foram avaliados indivíduos de ambos os sexos em 11 escolas públicas de ensino médio. Para ser incluídos, os voluntários deveriam ter entre 15-24 anos e estar matriculados na rede pública. Foram excluídos os que apresentavam problemas cognitivos que impedissem entendimento do instrumento. Utilizamos instrumento autoaplicável, com 11 questões objetivas, relacionadas aos comportamentos e conhecimento sobre IST/HIV. Foi feita também comparação com a realidade regional, usando dados secundários do Sistema Único de Saúde sobre as notificações de HIV/AIDS. Resultados: A maioria dos indivíduos (n= 3706, 96,1%) estava nas faixas de média ou alta vulnerabilidade, com associação positiva da idade com maior vulnerabilidade (p<0,001). O sexo masculino é a maioria (n=896, 23,30%) dentro da alta vulnerabilidade. Embora o maior número de exposições encontradas tenha sido heterossexual (n=2874), nas relações homossexuais (n=121), a maior parte (n=71; 58,68%) se encontrava dentro da alta vulnerabilidade. Nove escolas apresentaram indivíduos dentro da vulnerabilidade média com maior frequência (n=1945; 50,57%), sendo que duas apresentaram maior frequência de indivíduos com alta vulnerabilidade (n=342; 8,9%). Conclusão: Os dados sugerem que há uma dificuldade dos jovens e adolescentes em se apropriar do conhecimento disponível para ter comportamentos sexuais saudáveis, indicando que é necessária uma melhor integração dos serviços de saúde com escolas e comunidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.