Rede de Atenção Psicossocial de um município brasileiro: percepções de trabalhadores da Saúde Mental
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13864Palavras-chave:
Saúde Mental, Pessoal de Saúde, Serviços de SaúdeResumo
Objetivo: Compreender a Rede de Atenção Psicossocial na perspectiva dos trabalhadores da Saúde Mental. Métodos: Pesquisa qualitativa realizada em uma Unidade de Atenção Psicossocial e em um Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas de um município brasileiro. Foram entrevistados 30 trabalhadores da Saúde Mental por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Resultados: Os entrevistados trouxeram que a Rede de Atenção Psicossocial está sendo construídas, enfatizando a invisibilidade, o estigma da saúde mental, a sobrecarga dos serviços e a falta de investimentos nos serviços. Conclusão: Ressalta-se a importância do engajamento dos trabalhadores e da formação em saúde mental para a qualificação do cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.