Red de Atención Psicosocial de un Municipio Brasileño: Percepciones de Trabajadores de la Salud Mental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13864

Palabras clave:

Saúde Mental, Pessoal de Saúde, Serviços de Saúde

Resumen

Objetivo: Comprender la Red de Atención Psicosocial en la perspectiva de los trabajadores de la Salud Mental. Métodos: Investigación cualitativa realizada en una Unidad de Atención Psicosocial y en un Centro de Atención Psicosocial de alcohol y otras drogas de un municipio brasileño. Fueron entrevistados 30 trabajadores de la Salud Mental por medio de entrevista semiestructurada. Los datos fueron analizados por medio de análisis de contenido. Resultados: Los entrevistados indicaron la fragilidade de la Red, aún en construcción. Esto termina por intervenir en los procesos de trabajo y causan daño al usuario. Fue enfocada la invisibilidad, el estigma, la sobrecarga de los servicios y la falta de inversiones en los servicios de salud mental, como también de políticas públicas pertinentes se presentaron como retos enfrentados. La comunicación y el compromiso de los profesionales presentan ambigüedad, siendo referido que el compromiso y la inserción de la Residencia Multiprofesional en Salud contribuyen positivamente en el cotidiano de los servicios. Conclusión: Se enfoca la importancia de la calificación en salud mental de trabajadores para que sea posible contornar la lógica de cuidado tecnicista en salud mental. Hay la necesidad de la gestión promover y disponer más acciones de educación permanente en salud y la consecuente (re)evaluación de las prácticas de cuidado de la salud mental. Se espera que de esta manera más humanizada y en libertad a las personas en sufrimiento mental y a su familia, con la intención de promover la real inclusión social de estos sujetos a su comunidad. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliane Rigo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2014-2019) e Técnico em Radiologia pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2009-2011). Especialista em Atenção à Saúde Mental pela Universidade Federal de Santa Maria, com atuação na Unidade de Atenção Psicossocial Paulo Guedes do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e atuação em Centro de Atenção Psicossocial II álcool e outras drogas (2020-2022). Durante a graduação foi bolsista assistencial no projeto "Assistência de enfermagem ao paciente portador de sofrimento internado em uma Unidade Psiquiátrica", na Unidade de Atenção Psicossocial, do HUSM, totalizando 1784 horas. Ainda, foi bolsista assistencial no projeto "Assistência Integral ao paciente de Clínica Médica II", na Unidade de Internação Clínica Médica II, no HUSM, totalizando 389 horas.

Daiana Cristina Wickert, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Enfermeira bacharel e licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM- bolsa CAPES. Especialista em Cardiologia (Faculdade Unyleya) e em Atenção ao Paciente Crítico (UNINTER). Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirante-SC. Professora no SENAC-SC. Foi professora substituta do Departamento de Enfermagem da UFSM (06/2021-03/2022). Na graduação foi bolsista assistencial no setor de Nefrologia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem (MEC/SESu). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado Saúde e Enfermagem UFSM, linha de pesquisa Cuidado a adultos, idosos e famílias nos diferentes cenários de atenção.

Priscila de Melo Zubiaurre, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI Campus de Santiago-RS (2019). Especialista em saúde mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2022). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela UFSM, tendo como linha de pesquisa cuidado em saúde mental e formação em saúde - GPFORESM (2022-2024). Possui experiência em psicologia da saúde, psicologia social, psicologia clínica e institucional, e em saúde coletiva. Atuou no campo das políticas públicas de saúde mental e assistência social. E-mail para contato: zubiaurrepriscila@gmail.com

Cleci Raquel Antonio , Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Área Profissional da Saúde da UFSM.

Marcelo da Rosa Maia, Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista na Modalidade de Residência em Saúde Coletiva/Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública de Porto Alegre-RS. Mestre em Ciências da Saúde e da Vida pela Universidade Franciscana. Membro do Grupo de Pesquisa NEUROPROTEÇÃO da Universidade Franciscana de Março de 2018 à Dezembro de 2020. Coordenou a Ênfase Hospitalar do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde e Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (PRMIGAHSPS/UFSM) desde a criação, em 2009, até Abril de 2012. Foi preceptor de Campo da Área de Concentração Saúde Mental do PRMIGAHSPS/UFSM. Foi membro, Pró-Tempore, representante dos Preceptores, da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde - COREMU - da UFSM. Participou das Comissões de Seleção dos Processos Seletivos aos Programas de Residência Multiprofissional da UFSM. Preceptor de Campo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, além de Preceptor de Núcleo de Enfermagem do mesmo programa desde sua criação. Foi Enfermeiro-Área da Emergência Psiquiátrica do Hospital Universitário de Santa Maria de Outubro/2003 a Maio de 2013. É Enfermeiro-Área da Unidade de Atenção Psicossocial Paulo Guedes do Hospital Universitário de Santa Maria desde Julho de 2013. Foi membro do Grupo de Pesquisa CUIDADO À SAÚDE DAS PESSOAS, FAMÍLIAS E SOCIEDADE -PEFAZ- do Departamento de Enfermagem da UFSM, de Março a Dezembro de 2012.

Daiana Foggiato de Siqueira, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Santiago). Pós-Doutorado (em andamento) pela UFSM. Pesquisadora Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Enfermagem (GEPSE/URI Santiago).

Publicado

2023-09-29

Cómo citar

Rigo, J., Wickert, D. C., Zubiaurre, P. de M., Antonio , C. R., da Rosa Maia, M., & Foggiato de Siqueira, D. (2023). Red de Atención Psicosocial de un Municipio Brasileño: Percepciones de Trabajadores de la Salud Mental. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 36, 11. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13864

Número

Sección

artículos originales