A Vulnerabilidade dos Consumidores Obesos na Perspectiva da Pesquisa Transformativa do Consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2021.27.2.9901

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor. Vulnerabilidade. Obesidade. Artigo Teórico.

Resumo

A busca por praticidade na alimentação aliada ao ambiente obesogênico construído pela indústria alimentícia causa desequilíbrios nos sistemas de marketing e pode acarretar problemas de obesidade em parcela significativa da população. Consequentemente, prejudicam a saúde física e psicológica individual, evoluindo para transtornos mais graves e tornando-se um problema de saúde pública. Nas relações de consumo, os efeitos da ingestão de produtos industrializados ainda são desconhecidos por boa parte dos consumidores e a falta de conhecimento ou controle pelos consumidores provoca a sua vulnerabilidade, desequilibrando o sistema de marketing. Essa condição de vulnerabilidade é potencializada pela omissão ou falsemaneto da composição dos alimentos nas embalagens, por exemplo, aliada a outras externalidades dos sistemas de marketing. A partir disso, a pesquisa transformativa do consumidor apresenta soluções, como a educação do consumidor, para a minimização de suas vulnerabilidades. O consumidor obeso é vulnerável, pois nem sempre tem conhecimento ou controle sobre os alimentos que consome, além de possuir características biofísicas que podem gerar hostilidade nas relações de consumo. Nesse contexto, o objetivo do presente artigo é discutir como se dá a vulnerabilidade dos consumidores obesos ou com sobrepeso a partir do consumo alimentar. Além de contribuir para uma visão interdisciplinar da obesidade, o aritog apresenta uma nova lente de análise, a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor, para visualização de um problema que, ao mesmo tempo que é individual, tem impactos sociais, políticos e econômicos.

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Biografia do Autor

Bruna Lourena de Lima Dantas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Substituta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Thiago Assunção de Moraes, Universidade Estadual do PiauÍ (UESPI)

Doutor e Mestre em Administração pela UFPB. Professor Adjunto da Universidade Estadual do PiauÍ (UESPI).

Hellen Taynan da Silva Cavalcanti, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Janayna Souto Leal, Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

Doutoranda e Mestre em Administração pela UFPB. Professora Assistente do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Bianca Gabriely Ferreira Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Substituta da UFPE.

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Publicado

21.10.2021

Como Citar

DANTAS, B. L. de L.; DE MORAES, T. A.; CAVALCANTI, H. T. da S.; LEAL, J. S.; SILVA, B. G. F. A Vulnerabilidade dos Consumidores Obesos na Perspectiva da Pesquisa Transformativa do Consumidor. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 27, n. 2, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2021.27.2.9901. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9901. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos