Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.3.9506Resumo
O presente estudo buscou analisar a inserção da mulher em cargos de chefia em uma Instituição Federal de Ensino Superior e os desafios vivenciados inerentes ao cargo exercido. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas como estratégia de coleta de dados. As participantes da pesquisa foram treze servidoras em cargos de direção, sendo oito docentes e cinco técnicas administrativas. Verificou-se na instituição que apesar do equilíbrio entre os percentuais de servidores homens e mulheres, não se observa paridade nos cargos de direção, sobretudo nos níveis mais altos. Notou-se que a ascensão das respondentes aos cargos de direção está vinculada à experiência, à atuação e à própria formação das entrevistadas. Foi possível identificar sobrecarga de trabalho decorrente do cargo de chefia em exercício, que se potencializa com a utilização de recursos tecnológicos para fins de trabalho em momentos de lazer, o que gerou em alguns casos problemas de saúde e conflitos familiares. As mulheres entrevistadas se dividiram equitativamente quanto a fato de perceber atitudes discriminatórias na referida universidade, porém foi possível observar que mesmo aquelas que negam haver discriminação relatam fatos vivenciados na instituição que se caracterizam como atitudes discriminatórias de gênero.Downloads
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