A utilização dos recursos e da estratégia contínua nas universidades do Brasil

Autores/as

  • Luís Carlos Queiroz de Alencar UNIFOR
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.15.1.%25p

Resumen

Esse artigo tem como objetivo analisar a relação existente entre recursos estratégicos e estratégias contínuas, com o porte organizacional aplicados às Universidades no Brasil. Sendo a universidade berço e celeiro do desenvolvimento teórico dos modelos de estratégia organizacional, estariam elas utilizando os recursos e as estratégias contínuas, e a utilização dessas ferramentas teria alguma relação com o porte da universidade? Como referencial teórico utilizou-se o modelo dos recursos de Lynch e Baines (2004) e da estratégia contínua adotada por Mariotto (2003). Esta pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2007 e contou a participação de 37 universidades. A metodologia utilizada é de tipologia descritiva, de natureza quantitativa, viabilizada mediante um questionário semi-estruturado, não disfarçado, com escala Likert. A análise de resultados mostra que as universidades brasileiras fazem uso de seus recursos e praticam a estratégia contínua em suas gestões, embora com algumas restrições, e, revela ainda, que a prática dessas ações independe do porte da universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luís Carlos Queiroz de Alencar, UNIFOR

Mestre em Administração pela UNIFOR

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, UNIFOR

Doutor em Administração pela FGV/EAESP, Prof. Titular da UNIFOR, forte@unifor.br. Superintendente, Banco do Nordeste, Área de Gerenciamento Estratégico

Cómo citar

ALENCAR, L. C. Q. de; FORTE, S. H. A. C. A utilização dos recursos e da estratégia contínua nas universidades do Brasil. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.15.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/514. Acesso em: 24 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos