Estratégias de internacionalização e a formação dos gestores
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.15.1.%25pResumen
O objetivo desse artigo é determinar quais as diretrizes que precisam ser incluídas e modificadas para o ensino da estratégia num cenário de internacionalização. Em outras palavras, será que os recém administradores recebem toda uma carga de ensino e práticas gerenciais adequadas para atuar nas empresas globais de hoje (subsidiárias estrangeiras no país) e nas empresas globais de amanhã (subsidiárias de empresas brasileiras no exterior)? Uma primeira etapa do estudo verificou a atuação das multinacionais no país, os principais e mais recentes resultados de pesquisa em termos de gerenciamento das empresas multinacionais e a importância do estudo da cultura nacional para a inserção num mundo globalizado. Ainda dentro desse último, traz a idéia da antropofagia organizacional para compreender e melhor gerenciar as multinacionais, assim como para garantir uma internacionalização qualificada de nosso ensino. Desse modo, por meio desses assuntos são norteadas algumas diretrizes para o ensino da estratégia organizacional com vistas à internacionalização, mas baseado numa metodologia antropofágica. Assim, foram desenvolvidas as competências a serem discutidas e incluídas nos currículos do ensino da estratégia organizacional.Descargas
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