Espiritualidade e decisão de compra no mercado de planos de saúde

Autores/as

  • Lucas Lopes Ferreira Souza Universidade Estadual do Ceará
  • Felipe Gerhard Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Roberto Pinto Universidade Estadual Do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.2.336-350

Resumen

O presente trabalho objetiva analisar a influência da espiritualidade organizacional na decisão de compra de planos de saúde. Para tal, foi validada uma escala para medir a importância daespiritualidade frente a outras variáveis que impactam a decisão de compra do consumidor. Ademais, analisou-se a espiritualidade dos entrevistados com relação aos construtos encontrados na pesquisa. Com o intuito de se alcançar os objetivos do estudo, empreendeu-se uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, cujos dados foram obtidospor meio da condução de um survey. Para a análise dos dados, foram usados módulos de estatística descritiva, análise fatorial exploratória e confirmatória, e ANOVA. Como principais resultados da pesquisa, tem-se que os fatores revelados na análise são: espiritualidade organizacional, características funcionais da empresa, conexão com a empresa e preço. Observou-se que o construto espiritualidade organizacional se caracterizou como o mais importante na decisão de compra dos respondentes, tanto dos que apresentaram alto quanto baixo grau de espiritualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Lopes Ferreira Souza, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação de Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Felipe Gerhard, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação de Administração pela Universidade Estadual do Ceará

Francisco Roberto Pinto, Universidade Estadual Do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduação em administração da Universidade Estadual do Ceará

Publicado

2017-06-26

Cómo citar

SOUZA, L. L. F.; GERHARD, F.; PINTO, F. R. Espiritualidade e decisão de compra no mercado de planos de saúde. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 336–350, 2017. DOI: 10.5020/2318-0722.23.2.336-350. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4817. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos