Antecedentes da compra compulsiva dos universitários em Mariana (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.2.322-335Resumen
No Brasil, o número de famílias endividadas aumentou substancialmente nos últimos anos. Isso pode ser explicado, dentre outros fatores, pelo aumento do comportamento de compra compulsiva na sociedade atual. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar os antecedentes do comportamento compulsivo de compra de jovens universitários de uma Instituição Federal de Ensino localizada em Mariana (MG). Dentre os vários fatores que levam os indivíduos a comprarem compulsivamente, foram utilizados três como base para este estudo: busca por poder e prestígio, ansiedade e desconfiança. Como método de coleta de dados, realizou-se um levantamento de campo. Para análise de dados, optou-se pela modelagem de equações estruturais, por meio da aplicação de duas abordagens: análise fatorial confirmatória e análise de caminhos. A partir do referencial teórico construído e da análise dos resultados obtidos, foi possível confirmar a ansiedade e a desconfiança como antecedentes do comportamento de compra compulsivo entre os jovens universitários; o primeiro exercendo influência positiva, e o segundo, negativa.Descargas
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