Uma Proposta de Arcabouço Teórico para Análise do Comportamento dos Investimentos Diretos Estrangeiros em Economias Emergentes (A proposed theoretical framework for the determinants factors for outward investments from emerging countries)

Autores/as

  • Paulo Roberto do Amaral Ferreira UFRJ - COPPEAD (Pesquisador) IFRJ (Docente)
  • Luís Antônio da Rocha Dib UFRJ - COPPEAD (Docente e Pesquisador)

Resumen

O objetivo deste ensaio teórico foi identificar determinantes dos investimentos diretos outward de firmas com sede em países considerados emergentes. Foi feita análise crítica da base de dados da UNCTAD e revisão da teoria do Investment Development Path (Teoria IDP), proporcionando a integração dos resultados de estudos empíricos relacionados a investimentos diretos com a literatura mais pertinente. A conclusão da pesquisa permitiu a sugestão de um arcabouço teórico contendo determinantes que podem empurrar ou puxar investimentos outward a partir de economias emergentes. Tal arcabouço visa ampliar a contribuição da Teoria IDP, sugerindo determinantes complementares ao PIB per capita. Com relação ao estado da prática, o arcabouço pode servir de orientação para estratégias de internacionalização de firmas de economias emergentes, assim como para o direcionamento de políticas governamentais de tais países. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n2p499

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Roberto do Amaral Ferreira, UFRJ - COPPEAD (Pesquisador) IFRJ (Docente)

Departamento de Negócios Internacionais

Luís Antônio da Rocha Dib, UFRJ - COPPEAD (Docente e Pesquisador)

Departamento de Negócios Internacionais

Publicado

2015-12-22

Cómo citar

FERREIRA, P. R. do A.; DIB, L. A. da R. Uma Proposta de Arcabouço Teórico para Análise do Comportamento dos Investimentos Diretos Estrangeiros em Economias Emergentes (A proposed theoretical framework for the determinants factors for outward investments from emerging countries). Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3950. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos