Exportar frutas é o que importa: o caso da Cofrutoeste

Autores/as

  • Ana Carla Prado Silveira Universidade Federal de Lavras
  • Antonio Carlos dos Santos Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.11.1.%25p

Resumen

Diante das dificuldades das cooperativas que exportam em manter um controle eficiente desta atividade e, principalmente, atender às exigências do consumidor externo em relação à qualidade dos produtos comercializados, estabeleceu-se como objetivo para o presente artigo analisar as potencialidades e as limitações da Cooperativa dos Fruticultores do Oeste da Bahia (COFRUTOESTE) em termos de exportação de frutas. Mais especificamente, pretendeu-se avaliar a estrutura produtiva da organização; analisar a sua capacidade exportadora; as formas de comercialização externas e descrever as vendas realizadas por meio de exportação. O método escolhido para esta pesquisa foi o estudo de caso e as técnicas de coletas de dados foram a análise documental, entrevista pessoal e observação informal. Os dados foram analisados e interpretados tentando retirar os pontos comuns e distintos dos entrevistados. Apesar de a cooperativa possuir apenas seis anos, o seu foco sempre esteve voltado para o mercado externo, ao qual é destinada a maior parte de sua produção. Constatou-se que este foi um de seus maiores gargalos, em função da ausência de um planejamento e até mesmo de uma conscientização por parte dos produtores, refletindo-se na falta de amadurecimento da cooperativa para iniciar a atividade de exportação

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Biografía del autor/a

Ana Carla Prado Silveira, Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras

Antonio Carlos dos Santos, Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras

Cómo citar

SILVEIRA, A. C. P.; SANTOS, A. C. dos. Exportar frutas é o que importa: o caso da Cofrutoeste. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.11.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/309. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos