Interação universidade - Empresa, inovação e desenvolvimento local:

Autores/as

  • Maria Fátima Santos Diniz Universidade de Fortaleza
  • Ronise Suzuki Oliveira Universidade de Fortaleza
  • Dnilson Carlos Dias Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.10.1.%25p

Resumen

Com as mudanças em curso no sistema produtivo global, mecanismos de interação universidade-empresa (U-E), tais como, as incubadoras de empresas de base tecnológica, têm despertado cada vez mais o interesse de governos, acadêmicos, empresários e formuladores de políticas, tanto dos países desenvolvidos quanto dos países em via de desenvolvimento, como estratégia de inovação para as Micro e Pequenas Empresas - MPEs, o fortalecimento das universidades e, particularmente, como instrumento de políticas de promoção de desenvolvimento local e regional. O objetivo deste trabalho é o de investigar o papel da incubadora de empresas CENTEV/UFV, no apoio à criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, a partir de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas na UFV, que tenham potencial de mercado e na promoção do desenvolvimento local. O trabalho identificou que a incubadora tem sido bem sucedida no processo de interação Universidade Empresa e que também se mostrou potencialmente capaz de atuar na promoção do desenvolvimento local.

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Biografía del autor/a

Maria Fátima Santos Diniz, Universidade de Fortaleza

Profª do Departamento de Economia da UFV e consultora em gestão tecnológica do CENTEV/UFV – Universidade Federal de Viçosa, Av. P. H. Rolfs, s/n, CEP 36570-000, Viçosa-MG,

Ronise Suzuki Oliveira, Universidade de Fortaleza

Bacharel em Economia e bolsista do CNPq

Dnilson Carlos Dias, Universidade de Fortaleza

Bacharel em Economia e bolsista do CNPq

Cómo citar

DINIZ, M. F. S.; OLIVEIRA, R. S.; DIAS, D. C. Interação universidade - Empresa, inovação e desenvolvimento local:. Revista de Ciencias Administrativas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.10.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/226. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos