Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.e11412

Palavras-chave:

Teoria da prática, Consumo, Análise de narrativas, Schatzki, Rock in Rio.

Resumo

Objetivo: considerando as atuais edições do Rock in Rio, o artigo identificou como ocorrem e se configuram as práticas de consumo no Festival. Métodos: entrevistaram-se consumidores que já frequentaram o Festival, e utilizou-se da técnica de análise de narrativas para descrever a estrutura de governança e elementos materiais que geram a inteligibilidade prática do consumo. Resultados: as narrativas são expostas em cinco momentos: a contextualização histórica; o processo de compra de ingressos; os preparativos necessários; a chegada até o local; e os itinerários mediante os objetivos dos consumidores no Festival. Para situar as narrativas em uma perspectiva cronológica, apresenta-se uma linha do tempo associada com os elementos geradores de inteligibilidade prática do consumo. Conclusões: compreender as narrativas dos consumidores do Rock in Rio em uma perspectiva teórica das práticas de consumo, pode trazer benefícios para a organização do Festival e resultar em uma melhor experiência ao consumidor.

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Biografia do Autor

Álvaro Leonel de Oliveira Castro, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Associado da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Valéria da Glória Pereira Brito, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Administração - Organizações e Sociedade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

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Publicado

09.05.2022

Como Citar

CASTRO, Álvaro L. de O.; REZENDE, D. C. de; BRITO, V. da G. P. Vai ao Rock in Rio? A Constituição da Prática de Consumo em um Enfoque Narrativo. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 28, p. e11412, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.e11412. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11412. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos