Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.e12649

Keywords:

Ensino Superior Federal, Política Pública, Assistência Estudantil, Programa Nacional de Assistência Estudantil. Indicadores

Abstract

O Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, constituindo um artefato jurídico do Governo Federal do Brasil, regulamentando as principais ações acerca da assistência estudantil no país. Não obstante, este documento apresenta a necessidade que as instituições federais de ensino superior têm em fixar mecanismos de acompanhamento e avaliação da referida política pública. Neste sentido, objetiva-se com este artigo tenta identificar a existência de indicadores de avaliação no âmbito dessa política nas 69 universidades federais do país. Metodologicamente, a pesquisa apresenta-se como qualitativa, exploratória e descritiva, pois investiga a existência de instituições federais de ensino superior que apresentam algum tipo de indicador na avaliação e/ou monitoramento da assistência estudantil. Os resultados da pesquisa apontam poucos registros acerca dessa temática e não tão consolidadas quanto deveriam, apresentando possibilidades de melhoria. Assim, o estudo contribui para o aprimoramento na reflexão e da necessidade de construção de indicadores para medir e avaliar a política de assistência estudantil em âmbito federal. O processo de aprimoramento dos mecanismos de avaliação de políticas públicas configura-se como essencial para uma gestão pública cada vez mais eficiente e eficaz.

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Author Biographies

Helder de Lima Fava, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Técnico de Nível Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Administrador e Professor Permanente e Voluntário na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Published

2022-10-22

How to Cite

FAVA, H. de L.; CINTRA, R. F. Indicadores na Assistência Estudantil: Análise nas Universidades Federais Brasileiras. Journal of Administrative Sciences, [S. l.], v. 28, p. e12649, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.e12649. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12649. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos