O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e12068

Keywords:

simbolismo, marketing, comportamento do consumidor, consumo de cafés especiais

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a importância do simbolismo por trás do consumo de cafés especiais. A pesquisa destaca a relevância de discussões no campo acadêmico contemporâneo de marketing e de gestão voltadas para a compreensão do comportamento do consumidor. Para tanto, esta pesquisa envolve um estudo descritivo e qualitativo em que um grupo de consumidores de cafés especiais de Lavras, Sul de Minas Gerais, foi entrevistado para entender o que os leva a consumir este produto. Assim sendo, quais os valores simbólicos que os movem a fazer essa escolha? Ainda, entrevistas em profundidade foram realizadas com o auxílio de técnica projetiva de completamento, seguida de análise de conteúdo com base em Bardin. Analisadas as entrevistas, foi possível compreender que o consumo é um processo de escolha dinâmico, composto por diferentes etapas, cada uma com características particulares. Além disso, identificaram-se três grupos de consumidores, que, segundo as respostas dos entrevistados, seriam pautados por qualidade, experiências ou status. Ao final, observou-se que a influência de fatores simbólicos foi decisiva no consumo do produto em questão – cafés especiais – e motiva não só a compra do produto como também a fidelização do consumidor e o fato dele se tornar um influenciador de futuros consumidores.

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Author Biographies

Gustavo Nunes Maciel, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Aneliese de Castro Carlos, Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS)

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora e Professora no Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS).

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Titular do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE - UFLA).

Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Adjunto do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE - UFLA).

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Published

2023-08-10

How to Cite

MACIEL, G. N.; CARLOS, A. de C.; BOAS, L. H. de B. V.; LEME, P. H. M. V. O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais. Journal of Administrative Sciences, [S. l.], v. 29, 2023. DOI: 10.5020/2318-0722.2023.29.e12068. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12068. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos