Capacidade Absortiva: Um Estudo na Indústria Criativa

Autores

  • Chrístian Langaro Vaisz
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale
  • Serje Schmidt Universidade Feevale
  • Maria Cristina Bohnenberger Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.3.9691

Palavras-chave:

capacidade absortiva, aprendizagem organizacional, indústria criativa, estudo de caso, estratégia.

Resumo

O contexto dinâmico das evoluções tecnológicas e suas implicações, tanto sociais quanto mercadológicas, se apresentam como um desafio constante para as empresas. Essa realidade é também vivenciada pela indústria criativa caracterizada, entre outros aspectos, pela constante inovação, criatividade e alta dependência do conhecimento dos indivíduos nela inseridos. A capacidade absortiva de uma organização, que consiste na aquisição, assimilação, transformação e exploração de conhecimentos externos, gera oportunidades para a empresa inovar e manter-se sustentável em um ambiente competitivo. A partir dessas premissas, este artigo tem como objetivo analisar o uso da capacidade absortiva no processo de diversificação de atividades de uma pequena empresa inserida na indústria criativa. Os resultados mostram que cada uma das dimensões da capacidade absortiva foi importante para que houvesse uma diversificação das atividades desenvolvidas pela empresa, impactando tanto na organização interna quanto nas relações que a empresa mantém com o mercado, o que foi possível por meio da formação de relações de aprendizagem interorganizacionais.

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Biografia do Autor

Chrístian Langaro Vaisz

Mestre em Indústria Criativa pela Universidade FEEVALE.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutora pela Universidade das Ilhas Baleares - Espanha. Professora e Pesquisadora do Mestrado em Administração e Mestrado Profissional em Indústria Criativa, da Universidade FEEVALE.

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Doutor em Economía de Lempresa pela Universitat de Les Illes Balears, Espanha e em Administração pela UNISINOS. Professor e Pesquisador do Mestrado em Administração e Mestrado Profissional em Indústria Criativa, da Universidade FEEVALE.

Maria Cristina Bohnenberger, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e Pesquisador do Mestrado em Administração, Mestrado Profissional em Indústria Criativa e Programa em Qualidade Ambiental da Universidade FEEVALE.

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Publicado

15.02.2021

Como Citar

VAISZ, C. L.; SCHREIBER, D.; SCHMIDT, S.; BOHNENBERGER, M. C. Capacidade Absortiva: Um Estudo na Indústria Criativa. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 26, n. 3, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.26.3.9691. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9691. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenhas