Estratégia e Logística de Distribuição: Um Estudo de Caso do Segmento Industrial Brasileiro de Fertilizantes Nitrogenados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.3.9350

Palavras-chave:

estratégia, logística de distribuição, custos de transporte.

Resumo

Este estudo utilizou o caso do setor brasileiro de fertilizantes, que vem passando por mudanças devido à inserção de novas Unidades de Fertilizantes Nitrogenados (UFNs) na rede logística de uma empresa nacional. O estudo limitou-se à ureia, responsável por 60% do mercado de nitrogênio no Brasil. Para analisar a alocação da demanda, devido à inserção das novas UFNs, foi utilizado o Problema Clássico de Transporte, minimizando o custo de transporte do processo de distribuição do fertilizante nitrogenado ureia. Após a coleta de dados relativos ao estudo de caso, simulações de cenário com a inserção das UFNs foram realizadas por meio do software AMPL e do solver CPLEX. Os resultados mostraram que a inclusão da UFN III na rede logística da empresa foi responsável pela redução mais significativa dos custos de transporte entre os cenários simulados, confirmando que o planejamento da rede logística e o alinhamento entre os níveis estratégico e tático são possíveis instrumentos para contribuir com a otimização da distribuição de ureia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Andrade Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV- MG), pós-graduação em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado profissional em Gestão e Estratégia de Negócios na área de concentração em Gestão de Operações e Logística pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui 14 anos de experiência profissional, dos quais 12 anos em comércio exterior e logística nacional/internacional em empresas nacionais e multinacionais.

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Graduado e Mestre em Administração (UFRRJ) e Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. É coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizam-se nas Linhas: (1) Estratégia & Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Ambientes Laboratoriais de Gestão e (3) Gestão de Projetos, Apoio a Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF onde coordena pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento & Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Sua inserção na comunidade nacional e internacional inclui a atuação como avaliador ad-hoc nos periódicos RAC, BBR, RAEP, RASI e como avaliador em eventos científicos como: Academy of Management Conference, IAM, EnANPAD, SEMEAD, CASI, 3ES. Atualmente é membro da Academy of Management (AoM) e da Teaching Society for Management Educators (OBTS). Sua produção tem ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simulações organizacionais, gestão de projetos, processo decisório e capacidades de inovação.

Downloads

Publicado

15.02.2021

Como Citar

PEREIRA, A. A.; OLIVEIRA, M. A. Estratégia e Logística de Distribuição: Um Estudo de Caso do Segmento Industrial Brasileiro de Fertilizantes Nitrogenados. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 26, n. 3, 2021. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.26.3.9350. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9350. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos