As Diferenças Disposicionais na Relação entre o Público Lojista e a Administração de um Centro de Compras no Agreste Pernambucano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.26.2.10064

Palavras-chave:

agreste das confecções. centros de compra. público lojista. habitus. tendências disposicionais.

Resumo

O presente estudo, realizado em um dos centros de compra situados no Agreste do estado de Pernambuco (Nordeste brasileiro), tem como objetivo compreender e demonstrar as principais diferenças disposicionais que dificultam a relação entre o público lojista e a administração do referido centro. A partir da noção bourdieusiana de habitus foram analisadas informações elaboradas a partir de questionários aplicados junto a 159 proprietários de negócios e gerentes/responsáveis, além de observações de campo de inspiração etnográfica. Também foram feitas entrevistas semiestruturadas e um grupo focal com o corpo gerencial do centro de compras. Os resultados apontam que os gestores do empreendimento apresentam disposições voltadas para o mercado convencional, visam à expansão e prezam pela formalidade; enquanto que os lojistas mantêm disposições associadas ao comércio de feira de rua, atuando com objetivo da sobrevivência e imbuídos da informalidade. Essas diferenças geram conflitos nas relações, que foram elaboradas e explicitadas a partir da origem e trajetória profissional, relação com o espaço, comunicação e visão do negócio.

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Biografia do Autor

Thibério Leandro Duarte Martins, Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

Marcio Gomes de Sá, Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA). Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutor em Sociologia pela Universidade do Minho, Portugal. Professor Adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba.

Denise Clementino Souza, Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

05.11.2020

Como Citar

MARTINS, T. L. D.; SÁ, M. G. de; SOUZA, D. C. As Diferenças Disposicionais na Relação entre o Público Lojista e a Administração de um Centro de Compras no Agreste Pernambucano. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 26, n. 2, 2020. DOI: 10.5020/2318-0722.2020.26.2.10064. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e10064. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos