Inteligência emocional do funcionário como substituto da liderança transformacional

Autores

  • Juliano Domingues Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0001-7599-0617
  • Jéssica Santos Pereira Universidade Estadual de Maringá
  • Thaynara Maísa Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Tereza Freitas Delapedra Universidade Estadual de Maringá
  • Isabela Silva Pontes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2018.7504

Resumo

A literatura sugere que a liderança transformacional e a inteligência emocional desempenham um papel significativo na motivação dos funcionários no local de trabalho (i.e., engajamento no trabalho, desempenho no trabalho e satisfação no trabalho). Embora seja relevante o papel do líder transformacional, Kerr e Jermier (1978) destacaram situações do contexto do trabalho em que o líder pode ser substituído, uma vez que se sua atuação se torna redundante para o funcionário. Neste artigo, propõe-se que a inteligência emocional é uma característica do subordinado que substitui o líder transformacional na motivação do trabalho. Um levantamento online foi realizado com 163 funcionários que ocupam diferentes cargos e posição hierárquica de organizações de diversos setores econômicos. As análises estatísticas de correlação e regressão linear múltipla foram realizadas com o software Jasp. Os resultados desta pesquisa mostram que tanto a liderança transformacional quanto a inteligência emocional do funcionário aumentam o engajamento, desempenho e satisfação no trabalho. No entanto, quando a inteligência emocional do funcionário é alta, a liderança transformacional não é necessária para que o mesmo tenha elevados índices de desempenho e satisfação no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Domingues, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM). Docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM).

Jéssica Santos Pereira, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.

Thaynara Maísa Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Administração da Universidade Estadual de Maringá.

Ana Tereza Freitas Delapedra, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Administração da Universidade Estadual de Maringá.

Isabela Silva Pontes, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Administração da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

11.04.2019

Como Citar

DOMINGUES, J.; PEREIRA, J. S.; SILVA, T. M.; DELAPEDRA, A. T. F.; PONTES, I. S. Inteligência emocional do funcionário como substituto da liderança transformacional. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 24, n. 3, 2019. DOI: 10.5020/2318-0722.2018.7504. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7504. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos